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#38727
Na célebre obra de José Saramago, “Ensaio sobre a cegueira”, os integrantes da sociedade é atingida por uma cegueira, nomeada como - mar de leite - os impedindo de atentar-se as atrocidades físicas e morais. De maneira congênere, o ser atrópico brasileiro jaz similar ao fictício, visto que não percebem a gravidade do tabagismo. Sob esses aspectos, convém uma deliberação das causas do óbice: a busca por prazeres instantâneos e a priorização do interesse financeiro.
Antes de tudo, é imperioso postular que a busca por prazeres é um entrave para uma resolução. No panorama de Modernidade Líquida proposto pelo sociólogo Zygmunt Bauman, o fumo pode ser interpretado como uma válvula de escape. Por essa ótica, a fuga do estresse e ansiedade é mediada pela perseguição do sentimento caracterizado pela ausência de dor. Em síntese, esse anseio maximiza os desafios.
Outrossim, vale ressaltar ainda, a priorização lucrativa da indústria tabagista em detrimento da saúde do fumante. Para isso, é pertinente considerar o conceito soft power de Joseph nye, que se caracteriza pela manipulação sem uso da força, logo que esse mercado recorre ao marketing para impulsionar o consumo. De acordo com essa lógica, é necessária deliberações para um freamento do consumo .
É indubitável, portanto, que medidas sejam implementadas para solucionamento do quadro vigente. Para esse fim, urge que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde realize palestras e consultas em âmbito escolar; tanto aos jovens quanto à comunidade. Por meio de uma junta de psicólogos, a fim de orientar a população acerca dos malefícios do consumo do cigarro. Desta forma, a população brasileira deixará de ser prejudicada pela cegueira “mar de leite” e assim o índice de tabagismo sofrerá uma queda.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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