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#50409
Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Sob esse ângulo, talvez atualmente ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente aos desafios presentes no investimento da formação dos professores é uma das faces mais problemáticas da sociedade hodierna. Nesse cenário, tal realidade se deve, sobretudo, a negligência governamental, bem como à desvalorização profissional.

Em primeiro plano, evidencia-se que a falta de cuidado governamental favorece a complexidade do problema. Conforme o filósofo Maquiavel, mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes. Nessa lógica, isso aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode resolver impasses complexos, como a questão do investimento na educação, logo, o que se verifica é um déficit da legislação, pois se esta não vier atrelada a feitos que ajam na base cultural do problema, sua resolução será um forte empecilho. Desse modo, sem ações vitais, tal problemática irá ao encontro do contexto discutido por Brás Cubas.

Em conjunto, outra questão a ser enfrentada é a desvalorização dos professores. Segundo uma pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) comprova que o salário médio de educadores brasileiros é cerca de metade da média mundial. Por certo, essa premissa fomenta tal revés, visto que o piso salarial débil surge em detrimento da baixa adesão à profissão, instigando o desestímulo às especializações na área, o que corrobora o desdém dos jovens que almejam seguir nessa carreira. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Por fim, medidas são cruciais para atenuar os impasses presentes no investimento da formação dos professores. Então, cabe ao Governo Federal — órgão responsável pela execução de políticas públicas — acionar o Ministério da Educação e, juntos, por meio de verbas provenientes da contribuição pública, promover uma emenda que eleve a categoria dos educadores — como o aumento do teto salarial —, além de ofertar roda de debates e palestras para que tenham apoio em suas atividades extracurriculares, a fim de minorar os desafios presentes na formação dos professores. Assim, poder-se-à criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#50454
Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Sob esse ângulo, talvez atualmente ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente aos desafios presentes no investimento da formação dos professores é uma das faces mais problemáticas da sociedade hodierna. Nesse cenário, tal realidade se deve, sobretudo, a negligência governamental, bem como à desvalorização profissional.

Em primeiro plano, evidencia-se que a falta de cuidado governamental favorece a complexidade do problema. Conforme o filósofo Maquiavel, mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes. Nessa lógica, isso aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode resolver impasses complexos, como a questão do investimento na educação, logo, o que se verifica é um déficit da legislação, pois se esta não vier atrelada a feitos que ajam na base cultural do problema, sua resolução será um forte empecilho. Desse modo, sem ações vitais, tal problemática irá ao encontro do contexto discutido por Brás Cubas.

Em conjunto, outra questão a ser enfrentada é a desvalorização dos professores. Segundo uma pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ficou comprovado que o salário médio de educadores brasileiros é cerca de metade da média mundial. Por certo, essa premissa fomenta tal revés, visto que o piso salarial débil surge em detrimento da baixa adesão à profissão, instigando o desestímulo às especializações na área, o que corrobora o desdém dos jovens que almejam seguir nessa carreira. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Por fim, medidas são cruciais para atenuar os impasses presentes no investimento da formação dos professores. Então, cabe ao Governo Federal — órgão responsável pela execução de políticas públicas — acionar o Ministério da Educação e, juntos, por meio de verbas provenientes da contribuição pública, promover uma emenda que eleve a categoria dos educadores — como o aumento do teto salarial —, além de ofertar roda de debates e palestras para que tenham apoio em suas atividades extracurriculares, a fim de minorar os desafios presentes na formação dos professores. Assim, poder-se-á criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
* Intervenção completa
* Não tenho o que falar da estrutura da redação, está tudo certinho

Muito se discute sobre doenças mentais, os […]

´´ No meio do caminho tinha uma pedra[…]

GlendaMorais AhNaoAna podem dar uma olhadinha?[…]

Um vilão criado pela empresa DC tem chamado[…]

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