Em primeira análise, quando se discute os desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo é necessário mencionar a baixa qualidade escolar. Nesse sentido, o economista britânico Sir Arthur afirmava que educação nunca foi desperdício, mas sim investimento com retorno garantido. No entanto, nota-se que o incentivo financeiro direcionado às escolas públicas é precário, os equipamentos tecnológicos, por exemplo, são escassos, o que dificulta a transmissão de conhecimento do educador para o aluno. Dessa forma, essa realidade contribui diretamente com o aumento de desafios para tornar o ensino médio mais atrativo.
Em segunda análise, é necessário mencionar a omissão do Governo quando se aborda os desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo. Sob essa ótica, o filósofo britânico Locke afirmava que o contrato social cria o poder político -o Estado- que visa garantir os direitos individuais da população. No entanto, existe uma quebra desse contrato quando o Governo não garante meios que facilitem o acesso dos alunos à escola, como a criação de políticas públicas que garantam os direitos estudantis e a manutenção das já existentes . Dessa forma, essa realidade contribui diretamente com o aumento dos desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo.
Dado o exposto, é necessário que o Ministério da Educação, responsável pela educação no geral, junto com as determinadas prefeituras, direcione recursos suficientes para que as escolas tenham condições de oferecer um ensino de qualidade e mais atrativo, por exemplo, através de aparelhos tecnológicos, que facilitam na aprendizagem, para que assim seja menor a dispersão dos alunos. Dessa forma, em um futuro próximo os desafios para tornar ensino brasileiro mais atrativo possa deixar de ser uma problematica a persistir no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada