Avatar do usuário
Por Lorelore
Quantidade de postagens
#121127
No filme francês O Melhor Professor da Minha Vida, é retratado a realidade de um professor que dar aulas em uma renomada escola em Paris e é transferido para uma escola pública nos subúrbios, se deparando com um cenário totalmente diferente do que ele estava habituado e passando a enfrentar dificuldades para lecionar. Vindo para os dias atuais é notável que a diferença entre as escolas privadas e públicas é alarmante, tendo nas escolas públicas uma educação defasada e com muitos desafios para tornar o ensino brasileiro mais atrativo. Essa realidade se deve tanto pela baixa qualidade escolar quanto pela omissão do Governo.
Em primeira análise, quando se discute os desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo é necessário mencionar a baixa qualidade escolar. Nesse sentido, o economista britânico Sir Arthur afirmava que educação nunca foi desperdício, mas sim investimento com retorno garantido. No entanto, nota-se que o incentivo financeiro direcionado às escolas públicas é precário, os equipamentos tecnológicos, por exemplo, são escassos, o que dificulta a transmissão de conhecimento do educador para o aluno. Dessa forma, essa realidade contribui diretamente com o aumento de desafios para tornar o ensino médio mais atrativo.
Em segunda análise, é necessário mencionar a omissão do Governo quando se aborda os desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo. Sob essa ótica, o filósofo britânico Locke afirmava que o contrato social cria o poder político -o Estado- que visa garantir os direitos individuais da população. No entanto, existe uma quebra desse contrato quando o Governo não garante meios que facilitem o acesso dos alunos à escola, como a criação de políticas públicas que garantam os direitos estudantis e a manutenção das já existentes . Dessa forma, essa realidade contribui diretamente com o aumento dos desafios para tornar o ensino médio brasileiro mais atrativo.
Dado o exposto, é necessário que o Ministério da Educação, responsável pela educação no geral, junto com as determinadas prefeituras, direcione recursos suficientes para que as escolas tenham condições de oferecer um ensino de qualidade e mais atrativo, por exemplo, através de aparelhos tecnológicos, que facilitam na aprendizagem, para que assim seja menor a dispersão dos alunos. Dessa forma, em um futuro próximo os desafios para tornar ensino brasileiro mais atrativo possa deixar de ser uma problematica a persistir no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
159 Exibições
por Amandayama
0 Respostas 
107 Exibições
por gabrielb
0 Respostas 
99 Exibições
por Marcusvini
1 Respostas 
109 Exibições
por annaju02
0 Respostas 
79 Exibições
por Biancacost
0 Respostas 
57 Exibições
por junin3
0 Respostas 
62 Exibições
por junin3
0 Respostas 
77 Exibições
por Rayssa02
0 Respostas 
60 Exibições
por Biancacost
0 Respostas 
17 Exibições
por mlluiza
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM