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Por Garciaa
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“No meio do caminho tinha uma pedra”. O famoso verso do poeta Carlos Drummond de Andrade trata-se de uma metáfora para desafios. Análogo a essa citação, percebe-se que há uma pedra no caminho do Brasil: os desafios para se promover uma educação de qualidade . Com isso surge a questão do combate a esses desafios, que persiste intrínseco à realidade brasileira seja pela ausência de medidas governamentais , seja pela omissão midiática.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater combater os desafios que impossibilitam que uma boa estrutura de ensino seja ofertada. Nesse sentido ,segundo uma pesquisa realizada pela gazeta do povo, de cada 5 escolas brasileiras 1 está parcialmente depredada, medidas governamentais se tornam necessárias pois por meio delas acredita-se que menos escolas irão ser depredadas, ofertando assim uma boa estrutura de ensino para professores e alunos.
Por conseguinte, é importante ressaltar que o silêncio da mídia acerca do problema é outra dificuldade enfrentada. Segundo a Filósofa brasileira Djamila Ribeiro, "é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas". Nessa perspectiva, nota-se que há um silenciamento instaurado acerca das dificuldades de se promover um bom ensino no Brasil, a mídia em vez de promover debates que elevam o nível de informação sobre essas dificuldades, e como isso poderia ser resolvido, ela se silencia, o que acaba na consolidação do problema, dado que ela exerce um papel fundamental na sociedade e o posicionamento dela em relação aos problemas do cotidiano é de extrema importância.
Sendo assim, urge que o Estado junto ao Governo criem, por meio de verbas governamentais, campanhas sociais que tenham como objetivo arrecadar dinheiro para melhorar as estruras de ensino por todo o Brasil .Essas campanhas se fazem necessárias ,pois por meio delas espera-se um aumento cada vez maior nas estruturas escolares, com objetivo de frear as dificuldades de se promover uma educação de qualidade, para que isso não venha a se tornar um empecilho ainda maior no futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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