Por Sofia14
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55228
Em vários episódios de Sob Pressão, série médica nacional recente no Globoplay, os médicos e residentes se vêem em situações em que há a falta de insumos no hospital. A situação não é diferente na vida real, uma vez que o sistema de saúde público brasileiro (SUS) está sempre em constante estado de precariedade, principalmente nas áreas rurais mais afastadas dos centros urbanos, essas que raramente dispõem de profissionais de saúde durante grande parte do seu horário de funcionamento.

Embora o número de médicos recém-formados no Brasil tenha aumentado nos últimos anos, a distribuição regional desses profissionais ainda é muito desigual. As regiões Norte e Nordeste, por exemplo, contam com apenas 1,3 e 1,9 médicos para cada mil habitantes. O contínuo estímulo midiático à mudança de acadêmicos, formandos e especialistas para o Centro-Sul apenas agrava o problema, contribuindo ainda mais com o êxodo rural.

Além disso, a diminuição crescente de investimentos públicos na saúde é um fator determinante na questão da falta de insumos em hospitais e unidades básicas de saúde. Só em 2019, o setor da saúde perdeu mais de 20 milhões de reais, uma quantia significativa e de grande peso na vida dos médicos e pacientes.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde e o Conselho Regional de Medicina (CRM) devem promover campanhas nas redes sociais e na TV aberta, de forma a incentivar a permanência de profissionais da área da saúde nas zonas e cidades interioranas, visando o aumento do percentual de médicos nessas ditas regiões. Aliado a isso, os órgãos já citados precisam estimular petições e conversas na internet com o intuito de pressionar a Câmara dos Deputados e o Congresso, para que os mesmos redijam um aumento no investimento à saúde no Brasil. Dessa forma, será possível manter o sistema de saúde público nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
118 Exibições
por PaolaMR
0 Respostas 
93 Exibições
por eduardabrito
0 Respostas 
46 Exibições
por Giovanab
0 Respostas 
70 Exibições
por Helliedison
0 Respostas 
84 Exibições
por MiguelMoraes
1 Respostas 
59 Exibições
por passeinoenem
0 Respostas 
43 Exibições
por passeinoenem
0 Respostas 
65 Exibições
por Sjordana
1 Respostas 
136 Exibições
por Felipe082
1 Respostas 
230 Exibições
por kakauaninha

Algum de vcs corrige e fala os erros pfvr @EuDav[…]

A emergência da crise climática &eacu[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM