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#60363
Nos romances e contos da primeira fase de sua produção literária, Machado de Assis escreveu histórias que retratavam a desigualdade social e personagens que sofriam com os efeitos da injustiça. Nesse contexto, o escritor tinha o desejo de denunciar problemas sociais que estão presentes também nos dias atuais. Sendo assim, Faz-se urgente a análise sobre os desafios para reduzir as desigualdades existentes entre as regiões do Brasil.

A princípio, é importante destacar que a taxa de violência contribui com a imagem da condição desigual nas regiões do Brasil e colabora com a persistência dos desafios para reduzir tal cenário escasso de igualdade. Nesse sentido, o filme "Cidade de Deus" retrata a vida difícil e perigosa entre o crime organizado e a violência policial de vários habitantes da comunidade e, consequentemente, reflete a realidade presente nas zonas urbanas. A partir disso, evidencia-se que esse nível de violência não está presente de maneira igual nos bairros ricos do país, por isso é fundamental a redução dos índices de criminalidade nas comunidades para que haja um percentual mais igualitário.

Ademais, vale ressaltar que a desigualdade educacional também é um problema que impede a redução da persistência dessa problemática em questão, visto que há uma desigualdade entre os estudantes de escolas públicas e de escolas privadas quando se trata de ensinamento e aprendizado. À luz dessa perspectiva, segundo o líder político sul-africano Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" fazendo-se notar, que a qualidade educativa é capaz de modificar essa situação preocupante e desigual. Assim, é de suma importância políticas públicas que proporcionem melhores formas de educação nas regiões mais carentes do país.

Portanto, diante dos desafios para reduzir tal desigualdade, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar as escolas a realizarem projetos estudantis que visem intensificar o qualidade do aprendizado, por meio do apoio profissional dos professores de escolas públicas. Desse modo, o objetivo é diminuir gradativamente o índice de violência e a diferença educacional entre as regiões do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#60430
Nos romances e contos da primeira fase de sua produção literária, Machado de Assis escreveu histórias que retratavam a desigualdade social e personagens que sofriam com os efeitos da injustiça. Nesse contexto, o escritor tinha o desejo de denunciar problemas sociais que estão presentes também nos dias atuais < é bom evitar e preferir advérbios de tempo]. Sendo assim, faz-se urgente a análise sobre os desafios para reduzir as desigualdades existentes entre as regiões do Brasil.

A princípio, é importante destacar que a taxa de violência contribui com a imagem da condição desigual nas regiões do Brasil e colabora com a persistência dos desafios para reduzir tal cenário escasso de igualdade. Nesse sentido, o filme "Cidade de Deus" retrata a vida difícil e perigosa entre o crime organizado e a violência policial de vários habitantes da comunidade e, consequentemente, reflete a realidade presente nas zonas urbanas. A partir disso, evidencia-se que esse nível de violência não está presente de maneira igual nos bairros ricos do país, por isso é fundamental a redução dos índices de criminalidade nas comunidades para que haja um percentual mais igualitário.

Ademais, vale ressaltar que a desigualdade educacional também é um problema que impede a redução da persistência dessa problemática em questão, visto que há uma desigualdade entre os estudantes de escolas públicas e de escolas privadas quando se trata de ensinamento e aprendizado. À luz dessa perspectiva, segundo o líder político sul-africano Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo" fazendo-se notar, que a qualidade educativa é capaz de modificar essa situação preocupante e desigual. Assim, é de suma importância políticas públicas que proporcionem melhores formas de educação nas regiões mais carentes do país.
* Aqui parece que argumentou primeiro e depois comprovou com o repertório, é bom manter a mesma estrutura nos dois parágrafos de desenvolvimento

Portanto, diante dos desafios para reduzir tal desigualdade < melhorar a arrematação do tema], cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- incentivar as escolas a realizarem projetos estudantis que visem intensificar o qualidade do aprendizado, por meio do apoio profissional dos professores de escolas públicas. Desse modo, o objetivo é diminuir gradativamente o índice de violência e a diferença educacional entre as regiões do Brasil.
* Intervenção completa, mas seria bom você exemplificar esses projetos, deixaria a intervenção menos generalizada
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