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#55114
    “O bolo precisa crescer para depois ser dividido”, a frase dita pelo então ministro da fazenda Delfim Neto, durante o período do Milagre Econômico da Era Militar, faz lembra que, sim, o país cresceu, porém, nem todos colheram igualmente os frutos desse crescimento. Prova disso é a discrepante desigualdade entre as regiões do país.
      Decerto, as regiões que abocanharam as maiores fatias do bolo hoje são detentoras dos mais altos índices econômicos e melhores condições de vida do país. A exemplo, temos o Sul e Sudeste com os maiores PIBs do país e, consequentemente, apresentando maior infraestrutura, melhores hospitais e maior número de escolarizados. Em contra partida, o Norte e Nordeste do país ainda são regiões extremamente pobres, concentrando os estados com menor renda per capta do país e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
        Desta maneira, o Brasil é visto lá fora como um exemplo a não ser seguido pelos demais, sendo, segundo a Organização das Nações Unidas, o 7° país mais desigual, ficando atrás apenas de alguns países africanos, e aquele que tem a 2° maior concentração de renda no mundo. Mostrando que, embora seja detentor de enorme riqueza, essa está nas mãos de poucos abastados que se mostram insensíveis à miséria que corre ao lado.
          Deste modo, fica evidente que medidas devem ser tomadas a fim de que a disparidade regional do país diminua e, finalmente, o Brasil possa cumprir a garantia de igualdade entre os cidadãos prevista em sua Constituição Federal. Para tal, cabe ao Ministério da Economia desenvolver um programa de transferência de renda sólido e contínuo e ao Ministério da Cidadania mapear as áreas de maior carência econômica para implantá-lo. Além disso, é essencial que o Governo Federal amplie os investimentos em educação nas regiões mais pobres para que a realidade dos que ali vivem possa ser transformada e esses possam contribuir para transformar não somente o país, mas o mundo, como mencionou o pedagogo Paulo Freyre no passado.
          Competência 1

          Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

          Sua nota nessa competência foi: 160

          Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

          Competência 2

          Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

          Sua nota nessa competência foi: 140

          Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

          Competência 3

          Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

          Sua nota nessa competência foi: 140

          Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

          Competência 4

          Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

          Sua nota nessa competência foi: 140

          Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

          Competência 5

          Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

          Sua nota nessa competência foi: 160

          Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

          Desigualdade social

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