A princípio, a inexistência de políticas públicas mais eficientes para atenuar os impasses na extrema pobreza sofrida, principalmente pela a classe baixa, desserve a Constituição Federal que a 32 anos pressagiava uma pátria com características de bem-estar social. Diante disso, o Estado não gerou instrumentos capazes para conter tal calamidade nacional, expondo os brasileiros as altas taxas de pessoas com fome, sem moradia e sem uma boa qualidade de saúde no corpo social, por conta da ausência de capital. Assim, consequentemente, o país encontra-se distinto daquele antes, idealizado na Carta Magna de 1988. Desse modo, o Brasil fica ainda mais longe desse padrão constitucional de nação.
Ademais, vale ressaltar que a má influência midiática é um grande problema à solução da questão. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Diante de tal exposto, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população sobre o aprofundamento das desigualdades sociais e da má distribuição de renda, influencia na consolidação do impasse. Essa ação, portanto, evidencia um grave problema que impede o país de evoluir nesses aspectos.
Conclui-se, logo, que intervenções devem ser realizadas para solucionar essa questão. Nesse sentido, o Ministério da Economia, por meio de mídias publicitárias na televisão e nas redes sociais, deve apresentar conteúdos educativos sobre a realidade vivida por pessoas carentes em horários estratégicos ao longo do dia, com o intuito de alcançar um maior público para que a sociedade possa ter conhecimento acerca do assunto. Dessa forma, o infortúnio será intermediado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada