Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#38033
A série “Grey’s Anatomy” retrata em alguns episódios o processo de adoção, solicitado pelos personagens Meredith e Derek, de uma menina africana. De maneira análoga a série, muitos casais brasileiros também optam por esse meio de construir uma família, porém diversos são os obstáculos encontrados durante a realização desse ato. Sendo assim, dentre as causas, as que mais se destacam são a falta de estrutura educacional e a ausência de crianças no Cadastro Nacional de Adoção.

Em primeira análise, nota-se que a precariedade do sistema educacional é fator relevante ante a resolução do cenário. Segundo Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Sobre isso, o autor afirma que a educação é pilar indispensável na base da formação social, uma vez que ela tem poder de otimizar os embates encontrados no acolhimento infantil no Brasil, no sentido de que, a base educacional correta evitaria o comportamento de pessoas procurarem por características muito específicas, como pele branca, olhos claros, cabelo liso e “livre de problemas”. Acontece que, essas atitudes são, na verdade, preconceito social enraizado e dificultam a adoção de crianças, tais quais necessitadas de amor e não rótulos.

Ademais, a ausência delas no Cadastro Nacional de Adoção é causa secundária do problema. Segundo dados fornecidos pelo jornal O Globo, em 2019, há mais de 50 mil menores incapazes morando em abrigos, sem possuir o cadastro anteriormente citado, ou seja, não são encaminhadas para novas famílias e nem voltam para suas famílias biológicas. Infelizmente, crescem nesses locais, de modo infeliz, sendo obrigadas a deixá-los quando completam 18 anos. Do mesmo modo, crianças cadastradas no sistema de acolhimento, acima de 8 anos, compartilham do mesmo sofrimento, uma vez que encontram dificuldades de encontrar um lar, pois, majoritariamente, os pretendentes optam pelos mais novos.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. O Ministério da Educação deve propor ao Congresso Nacional, uma reforma escolar, por meio de um projeto educacional, que transforme a percepção dos jovens, para futuramente usá-la, sobre o preconceito criado no momento de adotar uma criança. Tal reforma deve englobar matérias de cunho social, como ética, política e cidadania para preparar os alunos para a vida em sociedade. Espera-se, dessa forma, que a educação brasileira seja mais estruturada, possibilitando a adoção infantil, como na série de Grey’s Anatomy.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Falta de segurança no Brasil

Promulgada pela ONU em 1948, a declaraç&ati[…]

Ashiley Muito obrigado por ter corrigido!

As fakes news, são as notícias falsa[…]

Com a descoberta do coronavírus em Wuhan, c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM