Avatar do usuário
Por Livv
Quantidade de postagens
#125436
Na novela brasileira "Cheias de Charme" a personagem Maria da Penha não só sustenta seus filhos e o marido com o salário de doméstica, como também é obrigada a limpar a casa e a cuidar dos familiares. Fora da ficção, essa é a triste realidade de muitas mulheres brasileiras, que são sobrecarregadas por um trabalho invisibilidade de cuidado. Nessa lógica, o enfrentamento do revés encontra desafios, como a mentalidade social e a omissão do Estado.
Nesse contexto, a naturalização do problema pelos brasileiros impossibilita o entendimento da importância e das dificuldades do cuidado realizado sem remuneração por tantas mulheres. Sob esse viés, o sociólogo Pierre Bourdieu, na "Teoria do Habitus", defendeu que todo ser humano é primordialmente influenciado por costumes e crenças enraizadas na sociedade. Nesse sentido, os brasileiros agem sob influência do pensamento misógino enraizado na coletividade, o qual compreende que o papel da mulher é cuidar sozinha da casa e dos familiares, enquanto o trabalho do homem é fora de casa. Dessa maneira, pessoas do gênero feminino não só são sobrecarregadas, como também não têm esse trabalho valorizado, porquanto acredita-se que é seu dever intrínseco enquanto mulher.
Ademais, a ineficácia governamental é mais um desafio ao enfrentamento do obstáculo, já que o Estado ignora a necessidade de uma legislação específica para o cuidado invisibilidade realizado por tantas mulheres. Nesse panorama, o filósofo São Tomás de Aquino afirmou que todos os cidadãos têm a mesma importância, entretanto, isso não ocorre no Brasil atual, pois mulheres que realizam o trabalho de cuidado sofrem com cansaço extremo, estresse e pressão social, sem que haja assistência do governo. Destarte, essas cidadãs não recebem a devida importância e não são protegidas por uma lei que lhes assegure qualidade de vida.
Portanto, o trabalho de cuidado realizado por mulheres deve ser valorizado. Para isso, o Ministério do Trabalho e Emprego deve oferecer assistência às trabalhadoras de cuidado, mediante aprovação de uma lei que ofereça auxílio financeiro e redução de horas no emprego para as brasileiras que realizam jornadas duplas de trabalho - com obrigações dentro e fora do lar -, com o objetivo de reduzir a sobrecarga dessas trabalhadoras. Como catalisador, deve-se disseminar propagandas sobre esse tipo de oficio, para que a população possa reconhecer e se engajar no problema. Assim, a realidades de mulheres como Maria da Penha poderá ser mitigada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
131 Exibições
por Cntsantix
0 Respostas 
33 Exibições
por Marcusx444
0 Respostas 
18 Exibições
por juliabwhite
5 Respostas 
143 Exibições
por nejdkd
0 Respostas 
50 Exibições
por Mariana1424
0 Respostas 
31 Exibições
por biancaenem
0 Respostas 
28 Exibições
por Jennyfer0101
0 Respostas 
28 Exibições
por Lumath
1 Respostas 
59 Exibições
por Jcmilss
0 Respostas 
27 Exibições
por Jcmilss

OlrenBeat poderia corrigir por favor

Fome no Brasil

O Brasil é o maior produtor de alimento do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM