Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres. Nesse sentido, tal problema vai permeando na sociedade e culminando uma série de consequências, como a desigualdade entre homens e mulheres. Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo e contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os indivíduos desfrutem de direitos indispensáveis como a igualdade, o que é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de igualdade de gênero como impulsionador dessa problemática. "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." Essa afirmação da pensadora Simone de Beauvoir, pode servir de metáfora à invisibilidade da profissão de cuidador praticado por mulheres, visto que, por mais escandalosa que seja tal situação, pouco são os esforços destinados a resolver. Diante desse exposto, é notório a importância de ações com finalidade de ser cumprido corretamente os direitos sociais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, da necessidade de combater os obstáculos. Para isso, é imprescindível a interferência do Governo Federal em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por intermédio de garantir igualdade de renda para o mesmo cargo ocupado por homens e mulheres e oferecer maiores direitos trabalhistas para a função de cuidador realizado por mulheres, com finalidade de promover igualdade finânceira entre os gêneros. Assim, se consolida-ra uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada