Diante desse cenário, a omissão social refuta o entrave em questão. A título de exemplo, segundo Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente ela passa a ser vista como banal. Nessa ambiência, é notória a invisibilidade dos trabalhos de cuidado, sobretudo daqueles realizados por mulheres. Consoante a isso, vale ressaltar a necessidade do combate à invisibilidade desse trabalho, uma vez que é um fator importante para garantir longevidade em especial aos idosos.
Ademais, a inadimplência estatal dá ensejo à dificuldade de tornar o trabalho de cuidado realizado pela mulher mais visível na nação tupiniquin. Nesse aspecto, conforme John Locke, em seu conceito de “Contrato Social”, o Estado tem – ou deveria ter – o dever de garantir direitos aos indivíduos. Sob essa lógica, é perceptível uma negligência da máquina pública, no que diz respeito à garantia de direitos. Nessa perspectiva, a inobservância governamental dificulta a resolução do problema. Em suma, é urgente resolutividade, haja vista à insuficiência de políticas públicas.
Portanto, mediante o exposto, descortina-se a necessidade de tornar visível o trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Dessa forma, cabe ao governo, em conjunto com o Ministério da Cidadania, criar projetos que venham erradicar a omissão social mediante ao problema, bem como elaborar programas para garantir a igualdade entre homens e mulheres, por meio de esferas estaduais, federais e municipais, com o intuito de atenuar a inadimplência estatal e a invisibilidade do serviço de cuidado exercido pela mulher no território brasileiro. Feito isso, a realidade vivenciada por Gilberto Dimenstein será, em breve, apenas ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada