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Por Iaraa
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A Constituição Federal de 1988 - norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro - assegura os direitos e o bem-estar do cidadão. Entretanto, quando se observa a luta contra os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, percebe-se que tal argumento é constatado somente na teoria, sendo desejável na prática. Com isso, é valido ressaltar que a desvalorização de classes sociais assim como o machismo são os principais pontos que geram a problemática.
Diante desse cenário, é notório que a inferioridade de classes é um dos aspectos pioneiros nas tarefas de cuidado. A frase "O homem é o lobo do homem" de Tomás Hobbes, mostra que as vivências de hoje são frutos de ações do próprio ser humano. Nessa perspectiva, podemos observar o quão desfavorecido é para as mulheres principalmente de baixa renda e adolescentes que na maioria das vezes precisam largar seus estudos ou trabalhos para se empregarem em situações que não lhe trazem benefícios, mesmo investindo seus esforços e trabalhando em tempo integral, atrasando, assim, a possibilidade de terem uma educação de qualidade.

Além disso, podemos destacar o machismo também como causador dessa problemática. A famosa e aclamada série Anne With "E", por ser uma obra audiovisual que retrata os dias antes da modernização e embora ficcional, é possível estabelecer uma conexão com a atualidade, pois ainda existem pessoas que acham que é obrigação da mulher cuidar dos afazeres da casa e das pessoas que nela moram. Tiram todo o mérito da mulher e a oportunidade de ser alguém de sucesso.

Urge, portanto, a necessidade de combater a invisibilidade de tarefa de cuidado realizado pela mulher na sociedade brasileira. Com base no exposto, é de extrema importância que o governo - cuja função principal é administrar o país - desenvolver políticas públicas e projetos sociais por meio de campanhas e mídias de grande acesso, para que assim as mulheres possam garantir seus direitos e a valorização do seu trabalho. Sendo assim, a Constituição poderá enfim sair do papel para ser colocada em prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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