Diante desse cenário, vêr-se a omissão estatal contribuindo para os desafios do trabalho enfrentado pelas mulheres. Nesse sentido, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau afirma que o Estado deve se responsabilizar pelo estabelecimento de condições básicas ao promover o bem-estar populacional. Entretanto, a perspectiva defendida pelo intelectual não se concretiza na prática, visto que há desafios do trabalho de cuidado feito por mulheres, decorrido, ora pela falta de leis que exijam o direito de igualdade sem discriminação de gênero, ora pela falta de ação do Estado referente a essa desproporção trabalhista. Dessa forma, a inércia estatal vai contra o pensamento de Rousseau.
Ademais, o filósofo Pierrie Bourdei evidência que a sociedade tende a incorporar estruturas antigas de sua época, naturalizando e a reproduzindo ao longo do tempo. Nesse viés, o preconceito enraizado sobre o trabalho de cuidado feito por mulheres, vem sendo marginalizado ao longo dos anos, a exemplo disso, de acordo com o site do IBGE a média de horas entre os homens e mulheres é desigual, e em muitos casos as mulheres ganham menos, o que é uma desproporção, tendo em vista, o pensamento discriminador contra a invisibilidade do trabalho, realizado por esse grupo social. Desse modo, os pensamentos antigos se faz presente nesse cenário.
Destarte, medidas são necessárias para mitigar os desafios enfrentados do trabalho de cuidado realizado por mulheres. Para tanto, o Ministério do Trabalho - Órgão responsável pelas políticas de trabalho no Brasil - deve implementar leis sobre a igualdade e a desproporção sálarial, por meio de projetos e programas dentro de locais de trabalho, a fim de solucionar os desafios enfrentados por mulheres, dentro do território verde-amarelo. Assim, a Constituição será melhor aplicada nos dias atuais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada