Avatar do usuário
Por Juliofr31
Quantidade de postagens
#125547
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que as dificuldades para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no, tende a dificultar, deste modo, a universalização dos direitos constitucionais no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da desvalorização do trabalho doméstico. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia essa comunidade dos direitos constitucionalmente garantidos de todos os cidadãos, à medida que são invisíveis diante a sociedade, precarizando sua importância na vida de muitas famílias, consequentemente, a desvalorização do seu trabalho só aumenta perante à discriminação social. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

Ademais, podemos apontar o preconceito à raça e do gênero como um dos motivos que contribuem está problemática. Segundo o IBGE, pessoas de 14 ou maiores de idade, trabalham ao menos 3 horas diariamente realizando afazeres domésticos. Diante de tal exposto, é notório como o preconceito ao sexo feminino tende a dificultar a remuneração de sua economia, tendo em vista o pensamento machista, que infelizmente, ainda é presente no mundo contemporâneo. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, o necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado e o Ministério de Trabalho, cuja função é garantir que a população desfrutem de seus direitos, invistam em políticas públicas, trazendo campanhas virtuais e televisivas, com o intuito de alerta sobre a importância do trabalho de cuidado doméstico e a igualdade social, a fim que essa comunidade receba a devida visibilidade, conseguinte, consigam abdicar de seu piso salarial. Assim, a cidadania atinge sua plenitude de eficácia ao corpo social, tal como afirma Milton Santos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
1389 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
334 Exibições
por EduardaH25
1 Respostas 
398 Exibições
por suy26737tnz
0 Respostas 
308 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
197 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
196 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
234 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
229 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
439 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
296 Exibições
por anastiny
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM