Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da desvalorização do trabalho doméstico. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia essa comunidade dos direitos constitucionalmente garantidos de todos os cidadãos, à medida que são invisíveis diante a sociedade, precarizando sua importância na vida de muitas famílias, consequentemente, a desvalorização do seu trabalho só aumenta perante à discriminação social. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ademais, podemos apontar o preconceito à raça e do gênero como um dos motivos que contribuem está problemática. Segundo o IBGE, pessoas de 14 ou maiores de idade, trabalham ao menos 3 horas diariamente realizando afazeres domésticos. Diante de tal exposto, é notório como o preconceito ao sexo feminino tende a dificultar a remuneração de sua economia, tendo em vista o pensamento machista, que infelizmente, ainda é presente no mundo contemporâneo. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, o necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado e o Ministério de Trabalho, cuja função é garantir que a população desfrutem de seus direitos, invistam em políticas públicas, trazendo campanhas virtuais e televisivas, com o intuito de alerta sobre a importância do trabalho de cuidado doméstico e a igualdade social, a fim que essa comunidade receba a devida visibilidade, conseguinte, consigam abdicar de seu piso salarial. Assim, a cidadania atinge sua plenitude de eficácia ao corpo social, tal como afirma Milton Santos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada