Em primeira análise, é indubitável que um obstáculo do combate à invisibilidade do serviço de cuidado, é a falta de valorização do trabalho realizado pela figura feminina. Na novela brasileira "Avenida Brasil", da emissora de TV, rede Globo, é retratado às humilhações e destratamentos quanto aos serviços prestados pela empregada de Carminha, que é totalmente desvalorizada. De forma análoga a obra, o mesmo parâmetro ocorre de forma parecida na sociedade de nação verde e amarela, já que as mulheres são sujeitadas ao destrato do seu trabalho de zelo apresentado ao seu superior. Haja vista que a figura feminina desempenha um papel de suma importância na vida das pessoas com o trabalho que cuida dos incapacitados e com serviços domésticos. Logo, depreende-se que o Estado mude de postura em relação a essa visão deturpada quanto à responsabilidade desse trabalho somente pela mulher.
Em segunda instância, é inegável que a desigualdade social e de gênero é um fator contribuinte à marginalização do trabalho de cuidado feito pela mulher no Brasil. A personagem "Angel", da minissérie brasileira da emissora de TV, rede Globo, ao se ver em situação de perder a moradia pela falta de pagamento, aceita um emprego que não quer para poder fugir da situação. De forma parecida, na sociedade brasileira, as mulheres de baixa renda, na tentativa de fugir da pobreza aceitam trabalhos de cuidado mesmo que não ofereçam salários dignos para que não passem fome e recorram a criminalidade. Assim, o desespero para sair de situações financeiras críticas, leva essas figuras femininas a concordarem com trabalhos mal remunerados e troca de serviço por alimentação e moradia. Portanto, é fato que o governo deve intervir na problemática.
Em suma, os embates para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado oferecido pela mulher no Brasil são a desvalorização de serviço, e a desigualdade social e de gênero. Desse modo, é imprescindível que o Governo Federal, órgão de maior autoridade no país, juntamente com o Ministério do Trabalho, dêem oportunidades dignas às mulheres e aumente o salário dos serviços através da criação de novos empregos para mulheres de baixa renda e fiscalização quanto aos pagamentos mensais, para que haja maior valorização de serviço e menos desigualdades pelo mesmo serviço entre homens e mulheres. Com isso, o Brasil será um país mais próspero e com menos mazelas sociais, assim, mulheres como a personagem Angel, terão uma realidade diferente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada