Em primeira análise, cabe ressaltar a negligência do Estado para com o enfrentamento da questão como um dos empecilhos do problema. Na obra "O pequeno príncipe" do filósofo Nicolau Maquiavel, para que se mantenham no poder os governantes devem operar em prol do bom universal. Destarte, quando tal questão é levantada no país, percebe-se graves falhas no seu funcionamento, haja vista que há na nação grande desigualdade de gênero, oriundo de questões antigas, mas que se perpetuam até os dias atuais que impedem o tratamento de forma igualitária entre os gêneros, tanto em salários, tratamento e posições sociais. Enquanto é direcionado somente a mulher a maior parte do trabalho, principalmente aos cuidados de casa, idosos, crianças.
Em segunda instância, se faz de extrema importância a atenção do governo para a resolução de tais mazelas. Na Constituição Federal de 1988, o documento prevê em seu artigo 6º garantia a saúde pública à todo cidadão brasileiro. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o desleixo para com os brasileiros que necessitam de cuidados especiais, os deixando totalmente desamparados de apoio à cuidados de terceiros, em sua grande porcentagem, mães, filhas, cuidadoras. É inadmissível a perpetuação desse quadro deletério pela falta de políticas públicas.
Diante disso, é imprescindível que medidas sejam tomadas para empedir o avanço da problemática. A união de contas, responsável pela fiscalização financeira, deve direcionar capital à centros de cuidados especializados, para que, por meio desse, seja revertido em profissionais qualificados e em construção de ambientes preparados para receber os que necessitam dos serviços. A fim de que seja amenizado as consequências desse revés. Desse modo, atenuar-se-á a médio e longo prazo a "Utopia" de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada