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Por alunaemili
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 5°, direitos iguais inferente a todo cidadão brasileiro.Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberadocom ênfase na prática dos desafios da invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher, desse modo, dificultando a universalização desse direito social tão importante.Diante de tal perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher, que passa despercebido pela sociedade, assim, aumentando a desigualdade de gênero.Essa conjuntura, segubdo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como um rompimento ao "Contrato Social" já que o Estado não cumpre com a sua função de garantir que todos os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade.O que infelizmente é evidente no Brasil.
Ademais, deve-se ressaltar o antigo pensamento, como um dos influenciadores da invisibilidade do trabalho feito pela mulher.Segundos dados do IBGE mulheres tem em média 21,4% de trabalho de cuidado, um número maior do que os homens, hoje em dia , isso é considerado normal, pois foi passado de geração em geração que esse é o trabalho apenas das mulheres, se dedicar aos cuidados de casa sozinha.Diante de tal exposto, logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, é imprescendível que o governo, por meio de palestras internacionais traga visibilidade para esse obstáculo, afim de descontrair o antigo pensamento e incentivar a divisão desse trabalho, mostrando para a população que os cuidados de casa não são obrigações apenas das mulheres, mas sim, um trabalho em conjunto com quem divide a vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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