Avatar do usuário
Por gustavorodri
Quantidade de postagens
#115050
Em 2007, com a criação do iPhone e a ascensão dos aplicativos na era moderna, houve um crescimento do uso do celular pela população brasileira no dia a dia. Além disso, segundo a Digital turbine, "20% dos brasileiros não ficam mais de 30 minutos longe do celular", isso se dá ao fato de que os smartphones tem a capacidade de fazer "tudo" em instantes. Sob essa ótica, torna-se visível que isso decorre do pressuposto de que o aparelho eletrônico é um item indispensável e da dinâmica funcional da sociedade atrelada a ausência institucional e, com isso, há o prejudicamento no combate a esse vício.

Diante disso, cabe analisar o reduzido debate a temática como um dificultador para o seu combate. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade volátil, pois as relações são temporárias e menos afetivas. Dessa maneira, constata-se que o uso dos celulares inibe a socialização entre pessoas, prendendo-as no mundo tecnológico através do algoritmo, que tem como função paralisar e substituir conexões pessoais, dificultando o combate ao vício tecnológico.

Ademais, sabe-se que as fundações tem papéis significativos no combate ao vício. De acordo com o Sociólogo Emile Durkheim, as instituições - igreja, família etc- precisam intervir no corpo social, visto que isso impede um estado anômico desse grupo. Sob esse viés, verifica-se a importância das instituições no combate ao uso descontrolado da ferramenta de comunicação, que caso não declare posição frente a essa problemática, o Brasil terá, cada vez mais, o número de usuários crescendo e, assim, agravando esse problema.

Fica evidente, portanto, que as instituições devem intervir regulando o uso para que não haja o excesso. Por isso, os Ministérios da Educação e Economia em conjunto com os veículos de comunicação, TVs e redes sociais, e escolas devem promover palestras, campanhas, dinâmicas com intuito de conscientizar jovens e crianças sobre o risco desse vício para que assim haja a diminuição da exposição às telas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
2563 Exibições
por MaxcoAntonio
8 Respostas 
911 Exibições
por Wesley529
1 Respostas 
286 Exibições
por Gabys1a
0 Respostas 
119 Exibições
por Gabrielly19
0 Respostas 
96 Exibições
por Adii011
0 Respostas 
77 Exibições
por caionobre
0 Respostas 
234 Exibições
por alunfjf
0 Respostas 
50 Exibições
por pedroGomes
4 Respostas 
82 Exibições
por isas522
2 Respostas 
232 Exibições
por Alunaaaamed
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM