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#40236
Bullying, uma palavra de origem inglesa com significado de agressões contínuas, as quais podem afetar severamente a vítima, seja no aspecto físico, psicológico ou social.
Essas ações ocorrem em vários ambientes, no entanto, são nas escolas que se verificam maiores incidências.
No Brasil, uma pesquisa mostrou que 20% dos estudantes praticam bullying nas escolas e 41,9% de vítimas desses atos, sofrem de alguma maneira; pelo fato de serem excluídos dos grupos de colegas, serem alvo de piadas, ameaçados e até agredidos fisicamente, gerando com isso graves consequências nas vítimas, como baixa autoestima, angústia, medo, entre outras, chegando até ao ponto de suicídio.
Os motivos do bullying geralmente são gerados por conta da condição social, do peso, tipo ou cor de cabelo, cor de pele, pela opção sexual, além de outras.
Adolescentes que sofrem bullying, geralmente crescem e acabam se tornando adultos agressivos e revoltados, dando significado para o velho ditado “violência gera violência”.
Os praticantes do bullying, geralmente são pessoas que se acham superiores, prepotentes e egocêntricas, e não têm o discernimento de que são todos iguais, porém com características diferentes. Não conseguem em nenhum momento se colocar no lugar da vítima e avaliar as consequências que esta sofre. Se sentem intocáveis.
Entre diversas soluções que o problema requer, de imediato seria a vítima informar aos seus professores, pais ou responsáveis o que está ocorrendo e estes tomarem medidas que possam coibir de vez esses atos, bem como aplicar penalidades nos autores, de forma que possa incidir sobre a vida estudantil ou profissional do indivíduo, isto é, que seu ato abusivo lhe traga certo prejuízo, no qual ele escolheria entre cumprir as regras, respeitando seus pares ou chegando a determinado ponto de se excluir ou ser excluído do meio.
Por mais insignificante que pareça o ato, as vítimas de bullying não podem deixar de comunicar o fato, e por outro lado, as pessoas que tomarão as providências devem dar total atenção a ele, uma vez que isso poderá evitar sérios problemas atuais e futuros na vida dessas pessoas, haja vista que não se trata apenas de uma brincadeira inútil, mas sim de uma vida que pode estar em jogo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#40244
Oi, vou corrigir a sua redação, espero que eu consiga ajudar :)

Primeiro ponto: O seu texto não segue o modelo de um texto dissertativo-argumentativo (que é a estrutura correta de uma redação) porque ele não tem uma estrutura clara de introdução, desenvolvimento e conclusão e a defesa de um ponto de vista (que é o que você pensa sobre o tema e o que você vai defender). O seu texto está mais pra um texto expositivo ao invés de um dissertativo-argumentativo, porque você só expôs as informações mas não defendeu seu ponto de vista. Dica: Pesquise sobre como fazer um texto dissertativo-argumentativo, já que esse é o modelo de texto da redação do ENEM

Segundo ponto: O texto não está muito organizado, não dá pra perceber o que seria a introdução, o desenvolvimento e a conclusão porque ele não tem uma estrutura bem definida. Então tente organizar melhor a estrutura do seu texto

Sobre o primeiro parágrafo: Eu acho que você começou muito bem, pois fez uma contextualização geral dizendo o que é o bullying. Depois você disse que o bullying geralmente ocorre em escolas (quando você fala isso, de certa forma introduz o tema mas ainda assim o tema não ficou tão explícito na introdução como ele deveria ficar). Na introdução da redação você precisa primeiro fazer uma contextualização geral (como você fez), depois introduzir o tema (o que não ficou claro na sua redação) e então propor sua TESE que é seu ponto de vista. Faltou introduzir melhor o tema e colocar sua tese. Dica: Pesquise no youtube como fazer a introdução da redação, no canal da Luma e ponto tem alguns modelos coringas de introdução que vai te ajudar

Sobre o segundo parágrafo: O segundo parágrafo e o terceiro da redação são o desenvolvimento (desenvolvimento 1 no segundo parágrafo e desenvolvimento 2 no terceiro parágrafo), mas o seu não ficou bem estruturado pois nele você deve reafirmar sua tese e usar argumentos pra embasar e defender ela (você até trouxe argumentos, como os dados estatísticos mas só expôs eles ao invés de usar como base pra defender seu ponto de vista) e você apenas trouxe as informações e não argumentou sobre o que pensa (lembrando que nunca pode argumentar em primeira pessoa, você não pode dizer "eu acho, eu penso", tem que ser em terceira pessoa). Todas essas informações forem expositivas, não foi uma argumentação (como deve ser na redação): No Brasil, uma pesquisa mostrou que 20% dos estudantes praticam bullying nas escolas e 41,9% de vítimas desses atos, sofrem de alguma maneira; pelo fato de serem excluídos dos grupos de colegas, serem alvo de piadas, ameaçados e até agredidos fisicamente, gerando com isso graves consequências nas vítimas, como baixa autoestima, angústia, medo, entre outras, chegando até ao ponto de suicídio.
Os motivos do bullying geralmente são gerados por conta da condição social, do peso, tipo ou cor de cabelo, cor de pele, pela opção sexual, além de outras.
Adolescentes que sofrem bullying, geralmente crescem e acabam se tornando adultos agressivos e revoltados, dando significado para o velho ditado “violência gera violência”.
Os praticantes do bullying, geralmente são pessoas que se acham superiores, prepotentes e egocêntricas, e não têm o discernimento de que são todos iguais, porém com características diferentes. Não conseguem em nenhum momento se colocar no lugar da vítima e avaliar as consequências que esta sofre. Se sentem intocáveis.


Sobre o terceiro parágrafo: O terceiro parágrafo da redação é a conclusão. Na conclusão você precisa trazer a proposta de intervenção que RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS. Nela você deve trazer soluções aos problemas argumentados por você nos desenvolvimentos, sua proposta deve ser uma resposta a sua tese. Precisa ter agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. A sua proposta tem agente (professores, pais ou responsáveis), ação (estes tomarem medidas que possam coibir de vez esses atos, bem como aplicar penalidades nos autores), não tem modo/meio (que é como/por meio de que essas medidas seriam tomadas, como seriam dadas essas penalidades), tem detalhamento (de forma que possa incidir sobre a vida estudantil ou profissional do indivíduo, isto é, que seu ato abusivo lhe traga certo prejuízo, no qual ele escolheria entre cumprir as regras, respeitando seus pares ou chegando a determinado ponto de se excluir ou ser excluído do meio) mas não acho que seja correto falar isso de "se excluir ou ser excluído do meio", a finalidade não está clara (você teria que dizer para que essas soluções serviriam, tente deixar mais claro pro leitor)

Sobre o último parágrafo: Aqui você detalha mais a sua proposta, o que é muito bom, continue deixando ela bem detalhada

Competência 1: 200, sua pontuação e escrita é boa

Competência 2: 40, pois não segue a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e não há defesa da tese

Competência 3: 40, pois os argumentos que você trouxe não defendem um ponto de vista

Competência 4: 40, seu texto não tem conectivos e as informações não estão bem relacionadas na estrutura do texto

Competência 5: 120, sua proposta foi a parte mais bem desenvolvida do texto, pois foi bem detalhada porém ela deve estar relacionada a sua tese e como você não fez uma tese, ela não obteve nota máxima

Nota: 440

Considerações finais: Você precisa melhorar a estrutura do texto, deixar ele bem lógico e coeso, usar conectivos pois eles são MUITO importantes e o seu texto não tem. Falta entender melhor como é um texto dissertativo-argumentativo, colocar a tese e a argumentação. Lembre-se de não deixar seu texto expositivo pois isso zera a redação do Enem. Veja os vídeos do Lucas Felpi e da Luma e ponto no yt, eles vão te ajudar muito :)

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