Primeiramente, a insuficiência de leis é o principal desafio que impede a melhoria da saúde pública no Brasil. De acordo com Aristóteles - filósofo grego da Antiguidade Clássica -, a política tem como função preservar o direito entre as pessoas de uma sociedade. Entretanto, não é isso o que ocorre já que a própria Constituição garante isso no papel, sendo insuficiente, infelizmente, nas situações práticas, não preservando de forma eficiente os cuidados necessários com a saúde populacional. Dessa forma, há o declínio da situação, pois o governo não atua como deveria nessa área.
Além disso, a formação dos profissionais não é tão bem realizada e configura uma segunda causa para a configuração da problemática. Sob esse viés, o drama "Path Adams: o amor é contagioso" mostra o quanto Path acredita na recuperação dos pacientes por meio do amor, contudo seus colegas de trabalho não. Nessa linha de pensamento, é evidente que alguns profissionais de saúde veem a profissão de forma robotizada e apenas para gerar lucro, não se importando muito, assim como o Estado, com os pacientes, mas sim com o capital. Desse modo, ter afeto pelo que faz é fundamental para o bom funcionamento de determinada prática.
Há de se buscar, portanto, medidas para amenizar esses desafios. Para isso, os cidadãos devem fazer protestos pacíficos se unindo em prol de pressionar o Estado a investir mais na saúde, por meio da união e do apoio de pessoas influentes, a fim de que a pressão exercida cause efeitos positivos nas ações dos políticos do país no que diz respeito à saúde pública. Essa ação deve ser feita por toda população em dias alternados, fazendo uso de cartazes e a própria linguagem falada. Ademais, profissionais de grande afeto com a própria profissão na área da saúde devem incentivar mais colegas de trabalho a exercer a função de forma mais afetiva e não só pela remuneração financeira. Assim, a Constituição de 1988 poderá, finalmente, deixar o âmbito teórico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.