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O jornalista Gilberto Dimenstein, ao produzir a obra “Cidadão de Papel”, afirmou que a consolidação de uma sociedade democrática exige a garantia dos direitos fundamentais de um povo. No entanto, ao observar os desafios encontrados para impor a educação domiciliar no nosso país, constata-se que o direito à educação, elencado na constituição de 1988, não têm sido pragmaticamente assegurado na prática. Com efeito, é imprescindível enunciar o aspecto sociocultural e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais da chaga.

É preciso considerar, antes de tudo, a mentalidade coletiva. Segundo o conceito de Normalização, de Michel Foucault, há, na sociedade, a repetição de comportamentos sem a devida reflexão crítica dessa conduta. Sob tal perspectiva, quando se analisa a educação domiciliar e seus desafios de implementação, verifica-se que a falta de deliberação minuciosa sobre o assunto em questão intensifica o revés, uma vez que o ensino a distância nunca foi algo recorrente e pragmatizado em nosso país, principalmente no que diz respeito a primeiro grau, e segundo grau de escolaridade. Como isso, torna-se imprescindível a discussão coletiva para atenuar o impasse.

Além disso, merece ênfase o quesito estatal. De acordo com John Locke por meio do Contrato Social, o Estado deve garantir o bem-estar coletivo. Entretanto, a educação domiciliar contrasta com o ideal do filósofo, tendo em vista a falta de recursos e apoios governamentais para que o ensino remoto seja implantado e regulamentado em âmbito nacional, e também, qualificado a nível de ensino presencial. Destarte, vê-se a importância da atuação do Estado na resolução do porém.

Infere-se, portanto, que o imbróglio abordado necessita ser solucionado. Logo, à mídia, por intermédio de programas televisivos de grande audiência, irá discutir o assunto com profissionais especialistas nas áreas da educação e tecnologia, com objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá pela elaboração de um projeto estatal, em parceria com as emissoras de televisão. Feito esses pontos, com a visão crítica de Foucault e o contrato social de Locke, a sociedade brasileira deixará de ser uma comunidade de papel, como enfatizou Dimenstein.

OBS: PODE TER ALGUNS ERROS DO DOCS, FIZ NA PRESSA E N CORRIGI ALGUNS ERRINHOS DE CRASE POR EXEMPLO Q O SISTEMA BOTA SOZINHO.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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