Os Desafios Para Implantar a Educação Financeira no Brasil
Enviado: 13 Nov 2021 12:22
Na série sul-coreana “Round 6”, um grupo de pessoa endividadas, recebem um convite para participar de um jogo de sobrevivência, o qual lhes oferece um prêmio bilionário. Assim, com a oportunidade de quitar suas dívidas eles aceitam o convite, tendo como único objetivo vencer o jogo e receber o dinheiro, mesmo que para isso tenham que morrer tentando, enquanto isso estão gerando entretenimento para o anfitrião e seus afiliados. Fora da ficção, a série representa de maneira análoga a realidade brasileira, que tem como origem inegável a mentalidade capitalista, a qual promove uma busca excessiva por lucros e acumulo de capitais. Desse modo, cabe analisar quais as causas dessa problemática tendo em vista a falha educacional e a negligência governamental.
Primeiramente, é de suma importância pontar que a falha na estrutura educacional é um tópico que impede a educação financeira no Brasil. Por certo, essa situação surge pela falta de investimentos em materiais que proporcionam o aprendizado sobre o meio financeiro, o que acaba por reduzir a formação educacional de um sujeito, desse modo privando-o de desenvolver interesse pelo assunto em questão. Segundo o sistema de produção Fordista, que tem como característica a produção em massa e menor custo, o qual acaba por privilegia o capitalismo, isso ocorre, pela influência que o produto causa em seu comprador, mostrando assim que a falta de conhecimento sobre o meio financeiro gera uma má gestão no dinheiro, o que acarreta uma série de endividamentos e a busca excessiva pelas compras visando o status.
Eventualmente, é notório como a indiligência do governo concretiza os desafios que cercar a implementação da educação financeira no cenário brasileiro. Por consequência, isso ocorre pela falta de esforço e comprometimento do governo em vista dos problemas que tal assunto causa. De acordo com o filósofo estadunidense, John Rawls, em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros a toda classe, promovendo deste modo igualdade. Logo, em resumo é perceptível como o não comprometimento governamental, acaba por prejudicar o cenário educacional brasileiro.
Portanto, é visível que medidas sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Assim para que haja uma mudança nos desafios que envolvem a educação financeira no cenário brasileiro, urge ao Ministério da Educação (MEC), atuar por meio de verbas gornamentais, das quais serão direcionadas a instituições escolares, com a finalidade de estabelecer nas grades curriculares de ensino, matérias que visem a introdução ao mundo financeiro, além de disponibilizar livros dos quais abordem o assunto de maneira clara e objetiva. Ademais, ainda dentro do mesmo panorama, o Ministério da Economia (ME), deve propor meios que visem a quitação de dívidas pendentes por parte da população, além de oferecer cursos gratuitos tendo o assunto em questão como ensino. Dessarte, fica claro o quão imprescindível é ter conhecimento sobre educação financeira e quais são seus benefícios.
Primeiramente, é de suma importância pontar que a falha na estrutura educacional é um tópico que impede a educação financeira no Brasil. Por certo, essa situação surge pela falta de investimentos em materiais que proporcionam o aprendizado sobre o meio financeiro, o que acaba por reduzir a formação educacional de um sujeito, desse modo privando-o de desenvolver interesse pelo assunto em questão. Segundo o sistema de produção Fordista, que tem como característica a produção em massa e menor custo, o qual acaba por privilegia o capitalismo, isso ocorre, pela influência que o produto causa em seu comprador, mostrando assim que a falta de conhecimento sobre o meio financeiro gera uma má gestão no dinheiro, o que acarreta uma série de endividamentos e a busca excessiva pelas compras visando o status.
Eventualmente, é notório como a indiligência do governo concretiza os desafios que cercar a implementação da educação financeira no cenário brasileiro. Por consequência, isso ocorre pela falta de esforço e comprometimento do governo em vista dos problemas que tal assunto causa. De acordo com o filósofo estadunidense, John Rawls, em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros a toda classe, promovendo deste modo igualdade. Logo, em resumo é perceptível como o não comprometimento governamental, acaba por prejudicar o cenário educacional brasileiro.
Portanto, é visível que medidas sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Assim para que haja uma mudança nos desafios que envolvem a educação financeira no cenário brasileiro, urge ao Ministério da Educação (MEC), atuar por meio de verbas gornamentais, das quais serão direcionadas a instituições escolares, com a finalidade de estabelecer nas grades curriculares de ensino, matérias que visem a introdução ao mundo financeiro, além de disponibilizar livros dos quais abordem o assunto de maneira clara e objetiva. Ademais, ainda dentro do mesmo panorama, o Ministério da Economia (ME), deve propor meios que visem a quitação de dívidas pendentes por parte da população, além de oferecer cursos gratuitos tendo o assunto em questão como ensino. Dessarte, fica claro o quão imprescindível é ter conhecimento sobre educação financeira e quais são seus benefícios.