A princípio, a falta de senso crítico da população os fazem dar crédito a notícias inverídicas que circulam nas mídias. Consoante o filósofo Bertrand Russell, a maioria dos males vem pela certeza de um fato, que, na verdade, é falso. Nessa lógica, os cidadãos, por não analisarem e se aprofundarem nas informações que lhe são fornecidas, acreditam em mentiras e por isso tomam atitudes que geram o regresso da nação. Esse fato pode ser visto nos movimentos anti-vacinação, que afirmam que essa ferramenta é um fator de risco à saúde pública, assim agindo contra os avanços e a distribuição desse recurso.
Outrossim, a falta de destinação de verbas à produção de vacinas provoca mais obstáculos para o bem-estar geral dos brasileiros. Conforme o Intuito de Estudos e Políticas de Saúde (IEPS), em 2023 a área da saúde terá o menor orçamento federal da última década. Esse fato evidencia a desorganização do governo em relação aos gastos, o que, por conseguinte, acaba prejudicando diversas ações em prol de ajudar a população. Por causa disso, o processo de fabricação suficiente de vacinas para todos o é dificultoso, o que acaba ocasionando cidadãos à mercê da conjuntura que se encontram, tendo que enfrentar sozinhos os perigos de algumas doenças.
Portanto, é imprescindível atitudes que gerem a mudança nessa situação. Para isso, o Poder Executivo em parceria com as mídias – conjunto de diversos meios de comunicação – devem focar em projetos que estimulem e incentivem o senso crítico, por meio de campanhas publicitárias que orientarão os cidadãos a serem mais analíticos com as informações recebidas. Além disso, é essencial maior organização governamental para destinar recursos ao setor da saúde, possibilitando produzir vacinas a todos. Tudo isso com o intuito que a população tenha acesso à vacinação e consiga lidar com determinadas doenças presentes hodiernamente. Desse modo, o direito à saúde encontrado na Constituição sairá da teoria e será visto na prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.