Diante desse cenário, vale ressaltar a importância de um estado ativo na resolução de questões sociais. Acerca disso, Aristóteles, importante filósofo da Grécia Antiga, afirmou que a Política é a ciência a qual deve proporcionar a felicidade individual e coletiva. Entretanto, no contexto atual a premissa do filósofo não é efetiva, na prática, pois o poder público não cumpre seu devido papel, negando uma educação de qualidade para as pessoas que sofrem com esse tipo de deficiência. Dessa maneira, o poder público, ao assumir uma postura apática, coopera para manutenção dessa mazela no país.
Ademais, outro ponto relevante para essa temática é a omissão midiática. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia sobredita se aplica ao âmbito atual, haja vista, que por mais que mídia silencie à escassez de um ensino de qualidade para os deficientes auditivos no Brasil, os desafios ainda persistem e não se torna menos inexistente. Desse modo, em razão do silenciamento dos meios de comunicação, o problema ainda é ocorrente.
Infere-se, portanto, a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Para isso, cabe ao governo federal, cuja função é manter a harmonia social, realizar projetos educacionais, por meio de palestras e campanhas em escolas, a fim de alertar as pessoas sobre as consequências negativas para os surdos no país, sendo algumas delas, a desigualdade social e problemas de alfabetização. Assim, o entrave não será mais um problema para sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.