Diante desse cenário, vale ressaltar a importância de um estado ativo na resolução de questões sociais. Acerca disso, Aristóteles, importante filósofo da Grécia Antiga, afirmou que a Política é a ciência a qual deve proporcionar a felicidade individual e coletiva. Entretanto, no contexto atual a premissa do filósofo não é efetiva, na prática, pois o poder público não cumpre seu devido papel, negando uma educação de qualidade para as pessoas que sofrem com esse tipo de deficiência. Dessa maneira, o poder público, ao assumir uma postura apática, coopera para manutenção dessa mazela no país.
Ademais, outro ponto relevante para essa temática é a omissão midiática. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia sobredita se aplica ao âmbito atual, haja vista, que por mais que mídia silencie à escassez de um ensino de qualidade para os deficientes auditivos no Brasil, os desafios ainda persistem e não se torna menos inexistente. Desse modo, em razão do silenciamento dos meios de comunicação, o problema ainda é ocorrente.
Infere-se, portanto, a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Para isso, cabe ao governo federal, cuja função é manter a harmonia social, realizar projetos educacionais, por meio de palestras e campanhas em escolas, a fim de alertar as pessoas sobre as consequências negativas para os surdos no país, sendo algumas delas, a desigualdade social e problemas de alfabetização. Assim, o entrave não será mais um problema para sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.