Avatar do usuário
Por KauanKel18
Quantidade de postagens
#125441
Chimamanda Adichie afirma que a mudança do "status quo" – o estado das coisas – é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade de mudança no trabalho de cuidado, o qual apresenta obstáculos em ser devidamente reconhecido e bem remunerado, principalmente às mulheres, pois compõem maior número nessa área. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas a falta de debate e a negligência governamental.

Em primeiro plano, deve-se atentar para o silenciamento presente na questão. Segundo Djamila Ribeiro, deve-se tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam propostas. Porém, há um silêncio instaurado na carência de debate público sobre tornar ético esse trabalho indispensável para a sociedade, pois a população mais vulnerável - idosos e crianças - necessita desses cuidados, e as mulheres que fazem esse papel importante precisam ter seus direitos respeitados e assegurados pelo Estado. Assim, é preciso urgente tirar o tema do silêncio.

Ademais, a omissão estatal influi fortemente na consolidação da problemática. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Contudo, tal responsabilidade não está sendo honrada na falta de políticas públicas efetivas que promovam uma inclusão adequada e respeitável para a maioria nessa área, como, por exemplo, ao tornar o trabalho seguro, igualitário e longe de qualquer descriminação. Nesse viés, não deve permanecer na inércia em que se encontra.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa conscientizando à população sobre a importância do reconhecimento das mulheres que fazem parte do trabalho de cuidado, por meio de entrevistas com profissionais dos Direitos Humanos, a fim de reverter a má influência midiática que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais visando maior alcance. Paralelamente, é crucial intervir na negligência governamental. Dessa forma, a transformação proposta por Chimamanda Adichie poderá fazer parte da base social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Luscano
Quantidade de postagens
#125445
Olá, tudo bem? Posso corrigir sim, amigo! :D
Mas devo lembrá-lo de que isso é apenas uma estimativa e a nota real pode variar, oks?

Olha, tens um excelente texto, viu? Gostei muito.

C1: percebi apenas um probleminha de crase em "conscientizando à população", aqui o "a" tem função apenas de artigo e não deve ser craseado. Contudo, essa competência tolera 2 desvios gramaticais e uma falha sintática, então você está dentro do limite. :D

Nota: 200.

C2: seus repertórios são legitimados e pertinentes. Além de que foram muito produtivos.

Nota: 200.

C3: apesar de eu ter gostado, acredito que o texto carece de argumentos mais sólidos. Também é importante destacar que a sua proposta de intervenção focou apenas no silenciamento midiático, deixando de lado a inépcia estatal.

Nota: 160.

C4: os recursos coesivos foram utilizados com excelência, parabéns!

Nota: 200.

C5: a sua proposta contém os cinco elementos requisitados nessa competência.

Nota: 200.

Total: 960.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
150 Exibições
por lelevian2018
0 Respostas 
97 Exibições
por kaivitoria
0 Respostas 
105 Exibições
por enzofonseca
0 Respostas 
69 Exibições
por duda2345
0 Respostas 
83 Exibições
por Sarahsan
0 Respostas 
108 Exibições
por Daniellesnts
0 Respostas 
70 Exibições
por Isabellamms0
4 Respostas 
500 Exibições
por Luscano
11 Respostas 
330 Exibições
por Luscano
0 Respostas 
73 Exibições
por jams035

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM