Nesse sentido, essa problemática encontra suas raízes no papel atribuido às mulheres na antiguidade e na perpetuação desse comportamento na sociedade atual. Sabendo disso, através da música "Mulheres de Atenas", Chico Buarque traça um paralelo entre as mulheres de Atenas, que não possuíam outra função social além de cuidar dos idosos, das crianças e dos homens, com a mulher brasileira. Logo, paralalemente à realidade, fica claro que, na atualidade, o corpo social ainda atribui à figura feminin o papel inato de cuidadora (como as mulheres de Atenas), tornando esse ofício, não em uma profissão, mas sim em uma obrigação. Consequentemente, têm-se a precarização e a invisibilidade desse ramo e de seus profissionais, em sua maioria mulheres que se transformam em mulheres de Atenas.
Outrossim, essa visão desse serviço, que é básico para a manutenção do bem-estar da comunidade, gera consequencias, não só para quem o exerce, mas também para quem se beneficía desses cuidados. Dessa forma, sabe-se que a má remuneração, ou a não remumeração, bem como a desvalorização desse meio, afeta diretamente a saúde mental daqueles que estão inseridos nele, já que, há a desmotivação dos profissionais que não recebem uma compensação e um reconhecimento satisfatório pelas longas horas de trabalho, que, segundo o IBGE, podem chegar a mais de 20 horas semanais. Por conseguinte, cada vez menos pessoas atuam nesse setor enquanto o número daqueles que procuram por esse serviço aumenta.
Em suma, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho (responsável pela garantia da integridade e segurança do trabalhador), regularizar e fiscalizar essa profissão, além de estabelecer o piso salarial para os trabalhos de cuidado, o que deve gerar a valorização do profissional. Tudo isso tem a finalidade de combater a invisibilidade dos trabalhos de cuidado realizados por mulheres na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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