Avatar do usuário
Por lelevian2018
Quantidade de postagens
#125182
Em 1948, a Organização das Nações Unidas pormulgou uma das leis mais relevantes da história recente: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo conteúdo garantia o direito á remuneração ao trabalho. Todavia, a invisibilidade do serviço de cuidado realizado pela mulher, impede que ás mulheres vivenciem este direito assegurado pela ONU, uma vez que, no Brasil o trabalho de cuidado não é remunerado e considerado trabalho formal. Diante de tao exposto, há de se combater o silenciamento social sobre a desvalorização da mulher em seu trabalho de cuidado, bem como a omissão estatal.
Diante desse cenário, Jean- Paul Sartre, afirma em sua obra "O ser e o nada" que existe o conceito de "Acomodação Social" segundo o qual, há temas socias que são banidos da discussão coletiva. Sob a lógica de Sartre, a discussão sobre o serviço de cuidado realizado pela mulher, embora seja relevante para a sociedade brasileira, não recebe devida importância. Tal negligência prejudica às mulheres, haja vista a ausência de debates em relação ao protagonismo feminino no trabalho de cuidado. Assim, é incoerente que o Brasil ainda conviva com o arcaico dilema do silenciamento social.
Ademais, a omissão do Estado influência indiretamente a persitência da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Nesse sentido, Norberto Bobbio - expoente filósofo italiano - afirma que as autoridades devem não somente ofertar os beneficíos das leis, mas também garantir que os indivíduos usufruam na prática.Sob essa lógica, a partir do raciocínio de Bobbio, o Estado deve não apenas criar políticas públicas de remuneção, mas também garantir que as mulheres vivenciem seus beneficios em seu cotidiano. Essa falta de iniciativa estatal é evidenciada pela ausência de remuneração para o serviço de assistência e oportunidades de trabalho para mulheres em situação de pobreza. Desse modo, enquanto a omissão estatal for a regra, as mulheres estarão fadadas a conviver com o problema.
É urgente, portanto, que o Ministério das Mulheres e a escola - responsáveis pela transformação social - contribuam para desenvolver a reflexão dos indivíduos em relação a inivisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, por meio de projetos sociais, como oficinas de debate e propostas de politicas remunerativas. Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado sobre a desconsideração do trabalho de cuidado feito pela mulher e de garantir que o conceito defendido pela ONU, seja em breve, a realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por kaivitoria
0 Respostas 
94 Exibições
por enzofonseca
0 Respostas 
63 Exibições
por duda2345
0 Respostas 
79 Exibições
por Sarahsan
0 Respostas 
105 Exibições
por Daniellesnts
0 Respostas 
60 Exibições
por Isabellamms0
4 Respostas 
494 Exibições
por Luscano
11 Respostas 
311 Exibições
por Luscano
3 Respostas 
302 Exibições
por KauanKel18
0 Respostas 
67 Exibições
por jams035

besourokafka , lais458 pode corrigir minha humi[…]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

besourokafka , DaviHudson pode corrigir minha […]

O compliance bancário vem se tornando cada […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM