Avatar do usuário
Por Thalya17
Quantidade de postagens
#113659
Em 1954 o médico Joseph Murray foi o responsável por realizar o primeiro transplante de órgão humano no mundo e ganhou o prêmio Nobel. No entanto, a sociedade brasileira mostra-se indiferente nesta situação, e por consequência disso o país é marcado com grandes números de obtidos . Uma das principais causas deste problema são: demora no processo de doação e autorização da familia.
A série "Greys anatomy" , em um de seus episódios, apresenta o drama vivido pela paciente Denny Duquette , que corria risco de vida e estava na fila de espera para um transplante no coração a fim de recuperar sua saúde. Essa situação é muito comum no Brasil, milhares de pessoas nas filas de hospitais, na esperança de receber uma doação de órgão. Além disso , a falta de conhecimento e problemas infraestruturais atrazam ainda mais os procedimentos médicos.
No brasil , a retirada de órgãos só pode ser realizada com o consentimento da familia . Segundo a Associação brasileira de transplante de órgãos (ABTO) 43% das familias recusam a doação. As causas dessa negação é muito diversa , uma delas está relacionada a crenças, valores e principalmente a falta de informação .
Assim , diante dos fatos citados, cabe ao governo investir mais em campanhas e projetos, usar seu capital para melhorar as estruturas dos hospitais e comprar melhores equipamentos. Dessa forma, as pessoas ficarão mais conscientes e determinadas a fazerem a doação de órgão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Thalya17
Quantidade de postagens
#113667
@OlrenBeat poderia corrigir minha redação?
@higorvaz poderia corrigir minha redação pfvr ?
0
Avatar do usuário
Por Thalya17
Quantidade de postagens
#113668
@OlrenBeat poderia corrigir minha redação?
@higorvaz poderia corrigir minha redação pfvr ?
0
Avatar do usuário
Por Thalya17
Quantidade de postagens
#113670
@Lauany25 corrige minha redação? Se puder
0
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113673
NOTA FINAL 760!
Olá! Vamos analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

1. Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

O seu texto apresenta um bom desenvolvimento do tema, abordando o problema da falta de doações de órgãos no Brasil. No entanto, é importante que você utilize mais exemplos e informações para enriquecer o seu repertório sociocultural. Tente incluir dados estatísticos ou casos reais que ilustrem melhor a situação.

2. Texto dissertativo-argumentativo:

A sua redação segue uma estrutura dissertativa-argumentativa, com tese clara e argumentação bem organizada em parágrafos distintos. A conclusão também está presente, mas poderia ser mais enfática na defesa da proposta apresentada.

3. Uso coerente de argumentos e fatos relacionados ao tema:

Você utiliza alguns argumentos relevantes para defender a sua posição sobre o problema das doações de órgãos no Brasil, como a demora nos processos burocráticos e as crenças culturais que afetam as decisões das famílias em relação à doação dos órgãos dos seus parentes falecidos. No entanto, seria interessante se você pudesse explorar esses pontos com maior profundidade.

4. Articulação entre as partes do texto e uso diversificado de recursos coesivos:

A articulação entre os parágrafos é razoável, mas pode ser melhorada por meio da utilização adequada dos conectivos (recursos coesivos). É importante variar os tipos dessas palavras para evitar repetições desnecessárias.

5. Proposta detalhada de intervenção:

A sua proposta de intervenção é interessante, mas poderia ser mais detalhada. É importante que você especifique melhor quais campanhas e projetos o governo deveria investir para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Além disso, seria interessante se você pudesse mencionar outras medidas que poderiam ser tomadas para agilizar os processos burocráticos envolvidos nas doações.

No geral, a sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa e aborda um tema relevante para a sociedade brasileira. No entanto, é preciso trabalhar mais na elaboração dos argumentos e no enriquecimento do repertório sociocultural. Também é importante prestar atenção à coesão textual e à clareza das ideias expressas em cada parágrafo. Parabéns pelo esforço!

Sua redação contém 20 desvios no total!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
138 Exibições
por natanael196
0 Respostas 
74 Exibições
por laraaaaaaa
1 Respostas 
90 Exibições
por Thalya17
Desafios da doação de órgãos no Brasil
por jaisla    - In: Outros temas
1 Respostas 
185 Exibições
por Lauany25
Desafios da doação de órgãos no Brasil
por Sabina    - In: Outros temas
3 Respostas 
243 Exibições
por Sabina
0 Respostas 
71 Exibições
por joaopdroals
Desafios da doação de órgãos no Brasil
por Kaylanerr    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por Kaylanerr
0 Respostas 
352 Exibições
por JuhSalvador
6 Respostas 
491 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
102 Exibições
por jhuh

"O saber fornece meios para alterar o pan[…]

JoaoPedro72 Wesley529 Ana20rosa isas522 […]

A declaração Universal dos direitos […]

O Artigo 5°. da Constituição fed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM