Por Leehm
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Ainda que ler seja um ato de extrema importância, uma ameaça a ignorância, uma fonte inesgotável de prazer e conhecimento, poucas pessoas sentem apreço pela leitura. Em virtude disso, notamos o grande crescimento do número de jovens sem o hábito de ler. Desse modo, a falta da leitura gera um indivíduo sem senso crítico, com grafia deficiente e no âmbito acadêmico, gera má desempenho.

Em primeiro lugar, um indivíduo sem senso crítico não tem capacidade de questionar de forma racional em determinado assunto, o que o torna submisso a opinião de outros. Mas sabemos que este hábito de ler deve ser trazido do berço, no entanto é notável que boa parte da população do país não tem condições de comprar livros, o que torna a escola o único lugar no qual jovens e crianças tem contato com livros que muitas vezes não é do agrado e não despertam o desejo de ler.

Além disso, a falta da leitura e gera má desempenho na escrita, o que torna a produção de textos um desafio. No entanto, um desafio maior ainda é despertar o desejo de ler, logo que segundo pesquisas realizadas em escolas, jovens entre 14 e 17 anos são os que menos têm interesse pela leitura, isso tem como consequência a dificuldade em ter êxito em diversas matérias.

Portanto, é dever do Estado juntamente com as escolas promoverem projetos para doação de livros a famílias carentes, e promover o incentivo à leitura pelos alunos por temas que gostem, para passarem a ler por prazer e não só para adquirir uma nota escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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