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Por tha04is
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"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invibilização de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no desafio para combater o preconceito linguístico no Brasil, o qual é preocupante visto que todo tipo de discriminação atrasa o desenvolvimento social do país. Com isso, emerge um problema sério em virtude da formação familiar e sensação de superioridade.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que influência da família é um fato do empecilho. Aristóteles definiu "família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, o meio familiar tem papel basilar no preconceito linguístico, uma vez que, é em casa que são ensinados valores, quando uma criança cresce sendo ensinada a respeitar o outro ela não reproduz prejulgamento. Assim, urge que as famílias reconheçam o poder que têm de influenciar o coletivo e mudem sua postura.
Além disso, outro fator influenciador é a sensação de superioridade. Bordie define "violência simbólica" como inferiorização de indivíduos por crenças dominantes. Tal violência está presente na glotofobia, visto que, está diretamente ligada com o pensamento de que só existe uma maneira correta de se expressar, justamente por acreditar que um sotaque diferente do que está abtuado é inferior. Dessa forma é preciso combater a violência simbólica para a solução do problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o YouTube deve criar uma série de vídeos sobre o preconceito linguístico, por meio de entrevistas com sociólogos, a fim de reverter a discriminação que impera. Tal ação pode, ainda, conter uma divulgação em outras redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a formação familiar presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social da qual Saramago falou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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