Avatar do usuário
Por Starpink26
Quantidade de postagens
#123960
A Constituição Federal de 1988, documento de maior valor jurídico em território nacional, prevê, em seu artigo 6, o direito à “segurança” como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, quando se observam os desafios para combater a violência no ambiente escolar, verifica-se que este preceito é constatado apenas na teoria e não, necessariamente, na prática. Diante disso, esse cenário antagônico descende tanto da falha Estatal quanto da falta de empatia.
Precipuamente, conforme a teoria “Contrato Social” do filósofo Thomas Hobbes, o Estado tem a obrigação de proporcionar meios que auxiliem o avanço do corpo social. Sob essa ótica, vale ressaltar a falta de investimento, por parte do governo, em mecanismo que coíbam tais recorrências, como programas educacionais, sistemas de seguranças mais rigorosos e infraestruturas das instituições. Diante disso, o ambiente escolar torna-se um lugar inseguro e propício a problemas, como o atentado à escola Raul Brasil, em Suzano, por exemplo.
Ademais, de acordo com o conceito “Modernidade Líquida” do sociólogo Zygmunt Bauman, o ser humano líquido adotou um novo modo de pensar, pois essa nova sociedade — competitiva, com mudanças rápidas e estética — impede a sociabilidade e empatia entre as pessoas. Partindo desse pressuposto, a falta de empatia entre os indivíduos presentes no ambiente escolar resulta, infelizmente, em adversos tipos de violências, como discussões entre alunos, professores e funcionários. Dessa forma, este cenário deletério é perpetuado na sociedade.
Portanto, o Estado, por meio do Ministério da Educação deve criar campanhas informativas sobre a problemática no meio físico e digital. Isso será feito por meio de propagandas em panfletos, Tv e redes como Instagram e Facebook. Esta medida tem como intuito findar tanto a falha Estatal quanto a falta de empatia. Dessarte, o direito previsto no Artigo 6 será efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
37 Exibições
por Shaiene
0 Respostas 
98 Exibições
por AnaBia890
0 Respostas 
50 Exibições
por Haira
0 Respostas 
83 Exibições
por Eriksousa
0 Respostas 
94 Exibições
por AnaMachado26
0 Respostas 
221 Exibições
por Bianca00
1 Respostas 
206 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
125 Exibições
por mclarand11
0 Respostas 
71 Exibições
por Jlucassmra
0 Respostas 
90 Exibições
por Jlucassmra
Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM