Precipuamente, conforme a teoria “Contrato Social” do filósofo Thomas Hobbes, o Estado tem a obrigação de proporcionar meios que auxiliem o avanço do corpo social. Sob essa ótica, vale ressaltar a falta de investimento, por parte do governo, em mecanismo que coíbam tais recorrências, como programas educacionais, sistemas de seguranças mais rigorosos e infraestruturas das instituições. Diante disso, o ambiente escolar torna-se um lugar inseguro e propício a problemas, como o atentado à escola Raul Brasil, em Suzano, por exemplo.
Ademais, de acordo com o conceito “Modernidade Líquida” do sociólogo Zygmunt Bauman, o ser humano líquido adotou um novo modo de pensar, pois essa nova sociedade — competitiva, com mudanças rápidas e estética — impede a sociabilidade e empatia entre as pessoas. Partindo desse pressuposto, a falta de empatia entre os indivíduos presentes no ambiente escolar resulta, infelizmente, em adversos tipos de violências, como discussões entre alunos, professores e funcionários. Dessa forma, este cenário deletério é perpetuado na sociedade.
Portanto, o Estado, por meio do Ministério da Educação deve criar campanhas informativas sobre a problemática no meio físico e digital. Isso será feito por meio de propagandas em panfletos, Tv e redes como Instagram e Facebook. Esta medida tem como intuito findar tanto a falha Estatal quanto a falta de empatia. Dessarte, o direito previsto no Artigo 6 será efetivado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.