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Por Ivanacarmo
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No seriado mexicano "Chaves" narra o cotidiano de um menino pobre e órfão, que consequentemente não tinha condições suficientes para se alimentar, não tão distante da realidade, hodiernamente no Brasil existem muitos casos de insegurança alimentar. Portanto é fundamental que esse entrave diminua, porém torna-se um desafio combater a fome, sendo os principais formentadores desse problema a inflação de alimentos e desigualdade social.

Diante desse cenário, torna-se válido discutir o aumento excessivo do preço para ter uma boa alimentação. Consoante o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -IPCA, "alimentos e bebidas subiram 11,64% em 2022. Com isso, o acesso de algo essencial para a subsistência do ser humano torna-se em algo escasso para um determinado grupo social, logo infere-se que necessita de uma intervenção.

Outrossim, a desigualdade social aumenta quando uma classe social é mais privilegiada, como na questão da alimentação. Segundo a Constituição Federal de 1988, no artigo 6° assegura que é um direito humano as pessoas se alimentaram, porém essa lei não está sendo cumprido. Enquanto algumas pessaos têm o suficiente outras não tem nada. Por isso é importante uma ação que amenize tal óbice.

Dessa forma, é indispensável condutas para reduzir a subalimentação, portanto, cabe-se ao Estado -promotor do desenvolvimento social, combater a fome no Brasil, por meio de projetos beneficentes, com fito de reduzir a taxa de insegurança alimentar. Através disso o problema abordado no "Chaves" não será decorrente no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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