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Por Furkinha
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#119778
No filme - "Escritores da Liberdade", uma professora idealista se depara com a missão de ensinar alunos rebeldes e sem vontade de aprender, decorrente de vários fatores sociais e econômicos que eles enfrentam, dificultando não só o aprendizado deles, mas também a permanência na instituição de ensino. No Brasil, essa é uma realidade, a qual mesmo que a educação seja direito estatal, ainda há obstáculos para sua efetivação. Sendo eles vários os fatores, por parte dos alunos, como também o próprio ensino pedagogo, influenciam o abandono escolar, percursando assim, de forma deletéria para o futuro desses estudantes e do desenvolvimento do país.

À princípio, é importante salientar que, a evasão escolar acontece quando aluno não se matricula no ano subsequente. Diante desse fator, os motivos acabam sendo diversos, como: gravidez precoce, preconceito dentro do ambiente escolar e a própria situação financeira. Haja visto que, para ajudar a complementar a renda familiar, muitos alunos não vê outra opção a qual não seja abandonar os estudos. Em virtude do sobrecarregamento ou a falta de tempo, a opção de ausentar-se da escola acaba sendo válida, uma vez que o ensino pedagogo defasado não é efetivo para esperança-los que a educação poderia mudar aquela realidade.

Indubitavelmente, o estado não aplica de maneira efetiva os direitos garantidos por ele, pois segundo o art. 6° da constituição Federativa de 1988, a educação é um direito social. Assim como, afirma o filósofo Noberto Bobbio - "O estado possui a responsabilidade de garantir que os indivíduos usufruam dos direitos por ele assegurados". É fato indiscutível que o estado tem o dever de dar os meios corretos e efetivos para essa elucidação, com bagagens necessárias dentro e fora das instituições.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Ministério do Trabalho, a missão de oferecer esses direitos por meio de leis trabalhistas mais flexíveis, para o não desestímulo dos jovens. Também é importante programas pedagógicos para que os professores tenham capacitação no ensinamento de forma mais alenta na grade curricular do aluno. Só assim, a realidade que o filme mostra, ficará mais distante da realidade social do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por JoaoPedro72
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#119809
Correção rápida: evasão escolar

C1 - 120: Há uma quantidade considerável de desvios gramaticais.
C2 - 200: Há, pelo menos, um repertório legítimo, pertinente e produtivo, além de que o texto segue a estruturação do gênero dissertativo-argumentativa e não tangencia o tema em questão.
C3 - 120: Eu penso que falta mais criticidade e aprofundamento em suas afirmações argumentativas. Por exemplo, no D1, você cita diversos motivos a respeito do ascensão da evasão escolar, porém pouco critica, de fato, tal situação e não justifica, por meio de exemplos, a essencialidade do ensino para que tais razões não aconteçam. No D2, por sua vez, há, apenas, uma crítica ao Estado, porém tal ponto de vista poderia ser melhor fundamentado e desdobrado, explicando as razões pelas quais a estrutura administrativa se baseia em um aspecto de negligência.
C4 - 160: O texto possui bons coesivos, porém, não há, pelo menos, dois conectivos considerando todos os começos de parágrafos. Note que, no começo do D1, você colocou "A princípio", que é uma estrutura normal para se utilizar, mas não é, de fato, considerada um coesivo. No D2, você colocou "Indubitavelmente", que também não é um conectivo. Busque utilizar, no D1, coesivos de continuidade (ex: nesse sentido, sob essa lógica) e, no D2, coesivos de adição (ex: além disso, ademais).
C5 - 200: A proposta de intervenção está completa.

Nota final: 800. Boa!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119817
Furkinha escreveu:@JoaoPedro72 Muito obrigada!
Me ajudou bastante!
Imagina, fico feliz em ajudar!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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