À princípio, é importante salientar que, a evasão escolar acontece quando aluno não se matricula no ano subsequente. Diante desse fator, os motivos acabam sendo diversos, como: gravidez precoce, preconceito dentro do ambiente escolar e a própria situação financeira. Haja visto que, para ajudar a complementar a renda familiar, muitos alunos não vê outra opção a qual não seja abandonar os estudos. Em virtude do sobrecarregamento ou a falta de tempo, a opção de ausentar-se da escola acaba sendo válida, uma vez que o ensino pedagogo defasado não é efetivo para esperança-los que a educação poderia mudar aquela realidade.
Indubitavelmente, o estado não aplica de maneira efetiva os direitos garantidos por ele, pois segundo o art. 6° da constituição Federativa de 1988, a educação é um direito social. Assim como, afirma o filósofo Noberto Bobbio - "O estado possui a responsabilidade de garantir que os indivíduos usufruam dos direitos por ele assegurados". É fato indiscutível que o estado tem o dever de dar os meios corretos e efetivos para essa elucidação, com bagagens necessárias dentro e fora das instituições.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Ministério do Trabalho, a missão de oferecer esses direitos por meio de leis trabalhistas mais flexíveis, para o não desestímulo dos jovens. Também é importante programas pedagógicos para que os professores tenham capacitação no ensinamento de forma mais alenta na grade curricular do aluno. Só assim, a realidade que o filme mostra, ficará mais distante da realidade social do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.