Primeiramente, deve-se ressaltar a negligência governamental como um dos impulsionadores para esse entrave, visto que, o Estado tem grande importância na resolução de questões sociais. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violência do "contrato social", já que esse órgão não cumpre a sua função de garantir a valorização e proteção dessas comunidades, colocando as suas culturas em risco pela falta de amparo estatal, o que é evidente no país.
Ademais, vale salientar o preconceito como o principal impulsor para o problema do reconhecimento dos povos tradicionais. O artigo 5° da Constituição Federal, documento jurídico mais importante do país, prevê que todos são iguais perante a lei. Entretanto, tal prerrogativa não acontece com êxito, na prática, dado que as raízes preconceituosas em relação às comunidades e povos tradicionais ainda são mantidas, causando a exclusão social desses indivíduos e tendo seus direitos negligenciados.
Em razão disso, medidas são necessárias para atenuar esse problema. Logo, o Governo Federal, órgão de maior poder político nacional, deve, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, criar projetos de reconhecimento que garantam os direitos desses grupos. Essa ação será viabilizada por meio de campanhas estabelecidas pela Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), de forma que a valorização dessas populações torne-se cada vez mais uma pauta discutida na sociedade. Para isso, é fulcral a disseminação de informações acerca da importância de proteger os territórios indígenas e quilombolas, evidenciando a necessidade da não reivindicação desses locais para fins econômicos e privados. Dessa forma, será possível formar uma sociedade ciente das causas sociais do país e, principalmente, manter viva a memória daqueles que essencialmente formaram a identidade nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada