Inicialmente, sob a óptica do escritor Oscar Wilde, "O Estado deve fazer o que é útil, o indivíduo deve fazer o que é belo." Entretanto a falta de acesso a serviços públicos como saúde aos povos originários demonstra a negligência do governo em relação a eles, que tardia a ascensão dessas comunidades, já que traz desigualdade e exclusão para tais. Dessa maneira, a solução desse emblema é urgente.
Outrossim, a violência dos direitos da sociedade ancestral é ainda um desafio contemporâneo enfrentado por diversos fatores, como a falta de preservação ambiental visto no desmatamento florestal e na discriminação de suas crenças, culturas e etnias. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos. Contudo, o problemático cenário descrito evidencia a não aplicação desse artigo na população brasileira. Assim sendo, é visível que o desrespeito perante a lei aos vitimizados compromete a regulamentação da questão.
Portanto, o Governo deve acessabilizar escolas, hospitais e serviços gerais aos povos tradicionais por meio de políticas públicas que, além de proteger esse cidadãos, estabeleçam reconhecimento destes. Somado a campanhas ambientais e humanitárias na mídia a fim de conscientizar o meio social da importância dessas comunidades no cuidado da terra. Tais ações podem articular a democracia, respeito e igualdade de direitos entre os indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.