Avatar do usuário
Por Beatrizzz05
Quantidade de postagens
#118240
Na série televisiva Peaky Blinders, é comum os irmãos Shelby, líderes de uma gangue inglesa, serem xingados e descriminalizados por várias pessoas, simplesmente por possuírem descendência cigana. Não distante da ficção, quando se observam os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil, percebe-se que a aversão e o desrespeito ainda persistem contra esses. Assim, pode-se associar a intolerância e os esteriótipos constantes como possíveis causas do impasse.
Sob essa análise, um dos grandes desafios para a valorização dos povos tradicionais, é a demasiada intolerância tanto cultural como religiosa que existe na sociedade verde-amarela. Dessa forma, na obra literária "Capitães da Areia", do escritor Jorge Amado, é abordado ao longo da história a agressão a uma Mãe de Santo e apreensão de um Orixá após invasão da polícia em um terreiro. De maneira análoga à história, é fato reconhecer que o preconceito enraizado quanto aos costumes e tradições dos grupos de matrizes africanas só "alimentam" essa problemática e, infelizmente, reforça a ideia de que tudo o que vem de origem afro é pagão.
Outrossim, faz-se necessário destacar que o aprendizado da história nas escolas em uma perspectiva colonizada e repleta de esteriótipos também corroboram para este entrave. Com isso, no Romantismo de Primeira Fase, retrata-se o indígena como herói e símbolo nacional do Brasil, além disso, a floresta era vista como a única "casa" desse povo. Nesse contexto, trazendo essa escola literária para os dias atuais, é preciso admitir que essa visão sobre os nativos permanece, em que são julgados por exercerem seu direito como, por exemplo, trabalhar e estudar, pois para os cidadãos do corpo social brasileiro é difícil ver indígenas nesses ambientes, o que, lamentavelmente, eleva a desvalorização desse povo.
Torna-se evidente, portanto, que medidas sejam tomadas para melhorar o quadro atual. Sendo assim, o Governo, juntamente com escolas públicas e privadas, deve promover palestras com participação de líderes de tribos indígenas, ciganos e gente de terreiro, por exemplo. Por meio de projetos bem elaborados, a fim de oferecer a jovens e criança o contato com vivências e costumes distintos e desconhecidos por eles e também, trazer mais valorização para os povos e comunidades tradicionais. Afinal, assim como os Shelby em "Peaky Blinders", todos merecem ser valorizados e respeitados independente das suas origens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
122 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
71 Exibições
por Jaciane12345
0 Respostas 
61 Exibições
por Jairocruzds
0 Respostas 
68 Exibições
por Nivi
0 Respostas 
28 Exibições
por Jessica1000
0 Respostas 
64 Exibições
por Elizangela21
0 Respostas 
43 Exibições
por Douglasr3764
1 Respostas 
140 Exibições
por JheniferKa
0 Respostas 
76 Exibições
por Thiago78
0 Respostas 
55 Exibições
por Vivienem00
Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

desafios da modalidade de ensino EJA

Oi Isa, sua redação está mt b[…]

De acordo com Émilie Durkheim, a sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM