Precipuamente, é fulcral pontuar a baixa atuação dos setores governamentais no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Sob essa ótica, devido a falta de atuação das autoridades o Brasil se encontra com índice elevado de desvalorização e até mesmo violação de territórios dos povos tradicionais. Sendo assim, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.
Ademais, é imperativo ressaltar a desinformação como promotora do problema. De acordo com Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem, tal frase é muito pertinente ao cenário atual, uma vez que povos e territórios são vistos como sem valor a sociedade se autodestrói. Partindo desse pressuposto é notável que as pessoas necessitam de um conhecido amplo sobre a importância das comunidades, da preservação dos recursos naturais e principalmente o respeito a culturas e ideologias diferentes.
Depreende-se, portanto, medidas capazes de combater o avanço dessa problemática. Para isso é imprescindível que o Governo invista nas comunidades, por meio de um redirecionamento de verbas, ás legislações ambientais que visam a defesa da sociobiodiversidade. Além disso, cabe a mídia disseminar informações sobre os povos e o quanto a preservação de sua cultura é importante. Desse modo, atenuar-se-á o impacto nocivo da desvalorização dos povos tradicionais brasileiros e a sociedade alcançará a Utopia de More
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.