Avatar do usuário
Por avzsanches
Quantidade de postagens
#120903
''Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável". A afirmação atribuída ao estadista romano Cícero pode facilmente ser aplicada à falta de valorização concedida aos povos tradicionais e comunidades no Brasil, já que a sociedade se habitua diante dessa problemática com naturalidade que a cristaliza como aceitável no país. Nesse sentido, atuam agravando esse quadro não só a falta de informação, como também a falha governamental.
Nessa perspectiva, destaca-se a desinformação acerca do modo de vida desses povos. Essa análise pode ser confirmada pela afirmação do escritor português José Saramago, que declarava que ''A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos à frente'', uma vez que a falta de informação dos brasileiros invisibiliza e aprofunda cada vez mais o problema, garantindo sua permanência no corpo social. Assim, com a falta de informação muitas pessoas praticam ações que causam danos à natureza, como poluir e queimar o meio ambiente, as quais afeta todo o tecido social, mas principalmente essas comunidades e povos tradicionais.
Além disso, a indiligência do sistema político é um fator que causa a persistência do empecilho. Tal situação pode ser representada pelo conceito proposto na ''Teoria do Habitus'', cunhada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, que tem como definição a habitualidade da malha social diante de circunstâncias, ainda que prejudiciais, tendo em vista que são posturas enraizadas na sociedade. Nesse viés, os indivíduos naturalizam realidades perniciosas, como o governo não concedendo assistência adequada aos povos tradicionais do Brasil. Logo, essa população não está possuindo a valorização e o cuidado que deveriam ter por direito.
Portanto, é evidente que há necessidade de medidas que venham amenizar essa questão da desvalorização dos povos e comunidades no Brasil. Dessa maneira, cabe à escola -principal ferramenta de opinião- promover discussões sobre a importância desses indivíduos e a relevância que a natureza tem para eles, por meio de palestras e debates,
a fim de formar estudantes que possuam conhecimento sobre os povos que habitam no brasil e que preservem a natureza. Ademais, cabe ao governo conceder maior assistência para essas comunidades, por intermédio de leis que garantam a proteção de seus territórios e seus direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
192 Exibições
por Peverton
1 Respostas 
120 Exibições
por JoaoSales
1 Respostas 
194 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
1249 Exibições
por Tere
3 Respostas 
172 Exibições
por Casey12
0 Respostas 
79 Exibições
por Emylli17
1 Respostas 
119 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
91 Exibições
por Joaovicr077
3 Respostas 
131 Exibições
por UlissesX
0 Respostas 
94 Exibições
por Flicker2307

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM