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#62690
Noticiado por diversos jornais, o caso do americano negro George Floyd que foi assassinado por um policial branco em Minnesota nos Estados Unidos repercutiu por diversos meios de comunicação e causou grandes debates. Seguindo esse contexto, os familiares de George foram às ruas com inúmeras pessoas que se comoveram com o ocorrido e fizeram protestos de modo que fosse feito justiça. Tendo como um dos meios de protesto os pichamentos e grafites, realizados nas ruas, calçadas e muros, esse caso foi muito polarizado. Contudo, no Brasil há uma certa dificuldade na valorização dessas artes urbanas, seja pelo fato de que muitas dessas artimanhas são usadas como vandalismos, seja devido ser um importante meio de comunicação entre gangues criminosas.

Em primeiro plano, é correto salientar que muitos cidadãos dizem que as artes urbanas são vandalismos. No entanto, a arte urbana é um meio de expressar-se emocionalmente. Assim como afirma o filósofo Berkeley “ser é ser percebido”, logo, essas obras urbanas são feitas para manifestação artística para expressar ideias e opiniões. Outrossim, a lei de número 12.408/2011 foi criada em prol de permitir, de maneira adequada (consentida pelo proprietário caso de bem público, com a autorização do órgão), que a arte urbana seja feita integralmente. Porém, algumas pessoas ainda usam desse método para fazer grafismos em calçadas e muros alheios sem a devida autorização, e sob pena de prisão, isso sim, é considerado crime.

Em sequência de análise, é importante comentar sobre a influência que as gangues brasileiras possuem nessas artes de rua. Pondo que elas utilizam do grafismo para fazer inúmeros monogramas monocromáticos e, dessa maneira, conseguem manter uma comunicação clandestinamente e ainda demarcar o território de cada gangue, assim como ocorre nas favelas do Rio de Janeiro. Entretanto, dificilmente as gangues usarão as formas artísticas com autorização dos proprietários, pelo fato disso assustar os mesmos, e assim, segundo a lei de 2011, estarão cometendo um crime.

Em suma, medidas são necessárias para que as artes urbanas tenham a devida valorização no Brasil. Logo, para que as pessoas reconheçam os verdadeiros valores delas, a população terá que ser conscientizada por organizações educacionais, como, por exemplo, o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Isso deverá ocorrer através da distribuição de cartazes e propagandas que serão compartilhadas pela mídia, e que mostrarão a beleza dessas formas artísticas. Ainda, o Poder Executivo deverá propor novas leis garantindo a liberdade de expressão, que deverá ocorrer com o uso de verbas governamentais, de modo a coadjuvar esse poder em suas propostas. Com isso, a arte urbana cheia de significados, ficará gravada em todos os locais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#62735
Jerfesson escreveu:@3m1ly, quando tiver tempo, corrige minha redação por favorzinho. Desculpa está te marcando, mas você foi a única que já corrigiu. Obrigado desde ja
Nesse caso, minhas provas acabam sexta feira, então no sábado eu corrijo, tudo bem para você?
#63493
Certo
Parcialmente certo
Errado
Ausência

Introdução
Noticiado por diversos jornais, o caso do americano negro George Floyd que foi assassinado por um policial branco, em Minnesota nos Estados Unidos, repercutiu por diversos meios de comunicação e causou grandes debates <Sobre o quê?]. Seguindo esse contexto, os familiares de George foram às ruas com inúmeras pessoas que se comoveram com o ocorrido e fizeram protestos de modo que fosse feito justiça.<,] Tendo como um dos meios de protesto os pichamentos e grafites, realizados nas ruas, calçadas e muros, esse caso foi muito polarizado (Contextualização (1)). Contudo, no Brasil há uma certa(2) dificuldade na valorização dessas artes urbanas, seja(3) pelo fato de que muitas dessas artimanhas são usadas como vandalismos, seja(3) devido ser um importante meio de comunicação entre gangues criminosas. (Bases argumentativas)
Posicionamento (paráfrase + opinião)

Comentário
(1) - O caso de George Floyd seria ideal ser utilizado em temas que falem sobre racismo. Então, essa contextualização não está fazendo uma relação boa com o tema arte urbana.
(2) - "[...] há uma certa [...]" está dando ideia de duvida, porém em uma dissertação ou você nega ou você afirma.
(3) - "seja" está empregado incorretamente, pois a estrutura está pedindo uma conjunção aditiva como, por exemplo, "não só... como também ...".
----> A introdução não apresenta todos os elementos, além de possui alguns problemas de coerência e coesão.

Desenvolvimento
1.
Em primeiro plano, é correto(4) salientar (coesão interparágrafos) que muitos cidadãos<De qual classe social?] dizem que as artes urbanas são vandalismos (Tópico-frasal). No entanto, a arte urbana é um meio de expressar-se emocionalmente(5). Assim, como afirma(6) o filósofo Berkeley “ser é ser percebido”, logo, essas obras urbanas são feitas para manifestação artística para expressar ideias e opiniões. Outrossim, a lei de número 12.408/2011 foi criada em prol de permitir, de maneira adequada (consentida pelo proprietário caso de bem público, com a autorização do órgão), que a arte urbana seja feita integralmente. Porém, algumas pessoas ainda usam desse método para fazer grafismos em calçadas e muros alheios sem a devida autorização, e sob pena de prisão, isso sim, é considerado crime. (Repertório)
Argumento complementar (causa)
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
(4) - Não está errado, mas nessa estrutura usa-se mais "importante".
(5) - A arte urbana > arte contemporânea > emocional + opiniões sociais. Assim, faltou apenas complementar.
(6) - Seria melhor "segundo" ou "de acordo com".
----> O desenvolvimento 01 está expositivo e incompleto. Pois você não disse porquê e como as artes urbanas são vandalizadas.

2.
Em sequência de análise, é importante comentar(coesão interparágrafos) sobre a influência que as gangues brasileiras possuem nessas artes de rua (Tópico-frasal). Pondo que elas utilizam do grafismo para fazer inúmeros monogramas monocromáticos(7) e<sem "e"], dessa maneira, conseguem manter uma comunicação clandestinamente e ainda demarcar o território (Argumento complementar) de cada gangue <Como eles fazem isso?], assim como ocorre nas favelas do Rio de Janeiro. Entretanto, dificilmente as gangues(9) usarão as formas artísticas com autorização dos proprietários, pelo fato disso assustar os mesmos, e assim, segundo a lei(8) de 2011, estarão cometendo um crime.<confuso]
Explicação da tese (como)
Repertório legitimado
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido


Comentário
(7) - Escolha só um termo (kkkk).
(8) - Qual lei? E use repertório de áreas de conhecimento diferentes.
(9) - Repetitivo
----> O desenvolvimento 02 está incompleto, porém não está expositivo.

Conclusão
Em suma, medidas são necessárias para que as artes urbanas tenham a devida valorização no Brasil. Logo, para que as pessoas reconheçam os verdadeiros valores delas, a população terá que ser conscientizada por organizações educacionais, como, por exemplo, (10) o Ministério da Educação e Cultura (MEC) (Agente). Isso deverá ocorrer através da distribuição de cartazes e propagandas que serão compartilhadas pela mídia (Meio/modo), e que mostrarão a beleza(11) dessas formas artísticas (Finalidade). Ainda, o Poder Executivo (Agente) deverá propor novas(12) leis (Ação), a fim de garantirndo<evite gerúndio] a liberdade de expressão (Finalidade), que deverá ocorrer com o uso de verbas governamentais, de modo a coadjuvar esse poder em suas propostas (Detalhamento). Com isso, a arte urbana cheia de significados, ficará gravada em todos os locais.
01 - Ação e detalhamento
02 - Meio/modo


Comentário
(10) - Aqui pede uma palavra de comando.
(11) - Nessa parte deveria ser inserido um conectivo de finalidade.
(12) - Especifique que tipos de leis.
----> Você escreveu duas propostas de intervenções, porém ambas estão incompletas, sendo a primeira com apenas 3 elementos válidos e a segunda com a apenas 4. Logo, a nota da C5 será atribuída de acordo com a proposta que apresenta menos elementos válidos.

Espero ter ajudado, beijos e bom estudos. :mrgreen:

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