Por ceciliaz
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Saúde mental dos estudantes
No hodierno, é possível notar o grande aumento dos casos de doenças mentais em estudantes, como depressão, transtorno de ansiedade, hiperatividade, entre outros. Dessa formas, os problemas de saúde mental, além de afetar a saúde física e mental dos alunos, afeta também seu aprendizado e consequentemente seu desempenho escolar, sendo assim, faz-se necessário maior acompanhamento de psicólogos para essas pessoas.
Dessa forma, muitas vezes há um estopim para o surgimento das doenças mentais, podendo vir de vários fatores, entre eles casos de bullying, assim como pode ser visto na série ‘Thirteen reasons why” com a protagonista, Hannah, onde ela, após sofrer bullying, entra em um quadro de depressão e a leva a cometer suicídio. Assim, torna-se possível notar que “brincadeiras” muitas vezes vistas como algo sem importância, podem afetar muito a saúde mental de uma pessoa.
Assim como dito pelo filosofo Hipócrates, “o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”, em virtude disso torna-se possível compreender como a saúde mental faz-se um fator importante para a saúde do indivíduo, dessa forma, com ela debilitada, o estudante tende a ter uma piora na efetividade em do seu aprendizado e consequentemente podendo afetar outras áreas da sua vida.
Portanto, faz-se necessário que as escolas públicas e privadas invistam mais em psicólogos, tornando-os de mais fácil acesso para os alunos e assim, acompanhar a saúde mental deles. Torna-se preciso também, maiores propagação de informações sobre as doenças mentais por ONG’s e pela mídia, para dessa forma diminuir os estigmas sobre essa temática, que ainda é vista por muitos, de forma errônea, como “frescura”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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