Avatar do usuário
Por Helenmariar
Quantidade de postagens
#124530
Segundo a obra "Ensaio sobre a cegueira", que retrata uma sociedade fictícia na qual as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo. Na realidade brasileira, a crítica de José Saramago é verificada nos desafios para a justiça no sistema prisional brasileiro, que possui dificuldades para controlar diversos setores nos presídios. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da negligência estatal e o julgamento social que impulsionam tal problemática.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a omissão governamental provoca uma série de desordem e consequências irreversíveis perante a população. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto “As Cidadanias Mutiladas”, a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando as garantias do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto histórico, a passividade do Estado afasta a população carcerária dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que óbitos, bebês e crianças são expostos a ambientes com baixa infraestrutura, descaso com a educação, saúde básica e atraso nos julgamentos, fazendo com que possíveis inocentes permaneça mais tempo num ambiente no qual não deveriam estar. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Além disso, outro fator influenciador é o julgamento social, que inferioriza e afasta ex-detentos para conviver em sociedade, impossibilitando a reabilitação social e consequentemente os impedindo de usufruir de direitos previstos na Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, é imprescindível combater tal desigualdade, visto que é uma das causas fundamentais do problema.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado em sua função de promotor do bem-estar social criar medidas, mediante entrevistas com psicólogos em palestras realizadas em escolas, faculdades e presídios. Utilizar as redes sociais e do YouTube para atingir mais pessoas. Paralelamente é preciso intervir sobre quaisquer discriminação e aplicar leis mais duras. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
141 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
104 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
218 Exibições
por tom258568
0 Respostas 
114 Exibições
por Alice111
Sistema Prisional Brasileiro
por adriana2571    - In: Outros temas
0 Respostas 
102 Exibições
por adriana2571
0 Respostas 
66 Exibições
por Marianaxx
0 Respostas 
59 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
56 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
45 Exibições
por scynue
0 Respostas 
15 Exibições
por Antonny

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM