A priori, é fulcral destacar a deficiente relevância governamental diante da problemática como fator primordial. Sob essa lógica, Thomas Hobbes, filósofo inglês, defendia que é dever do estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. A máxima do intelectual, todavia, destoa da realidade, prova disso é a escassez de políticas voltadas para a garantia de dignidade dos detentos. Isso é perceptível, seja pela ausência de investimento do Governo focado na manutenção e construção de presídios, tendo em vista a superlotação das cadeias brasileiras, seja pela indiferença quanto à segurança dos detentos, que acabam morrendo em meio às brigas entre facções. Assim, devido à ineficiência estatal em cumprir seu dever de garantir direitos humanos aos seus cidadãos, a problemática prevalece, ferindo os princípios pontuados por Hobbes.
Outrossim, é igualmente preciso pontuar a precária notoriedade populacional diante do descaso no que se refere ao sistema carcerário brasileiro. De acordo com a filosofia contratualista, o Pacto Social é definido pela colaboração entre governantes e cidadãos no que tange à estabilidade da ordem social. Partindo desse pressuposto, é incontestável que a inexistente movimentação da sociedade para reclamar um tratamento mais digno dentro das prisões vai de encontro com a perspectiva contratualista, haja vista que colabora com a banalização da vida dos detentos. Portanto, é notória a relevância da atuação dos cidadãos brasileiros no âmbito da movimentação social contra a ineficácia dos governantes no país.
Fica evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para a garantia de um tratamento digno aos detentos, de maneira a não ferir seus direitos humanos. Para isso, faz-se necessário que o Estado - haja vista sua função principal de visar o bem-estar coletivo -, por meio da destinação de verbas, invista na criação de presídios, a fim de evitar a superlotação, além da inserção de um maior número de guardas dentro das prisões, para evitar brigas entre facções e, consequentemente, a morte dos presos. Ademais, atividades pedagógicas e esportivas, intermediadas por ONGs, poderão oferecer aos detentos uma oportunidade maior de reabilitação, assim que reinseridos na sociedade. Espera-se, com essas medidas, que o tratamento desumano presente nas cadeias permaneça em filmes, com “Um sonho de liberdade’’, e não em nossa realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.