Avatar do usuário
Por Hyoranna
Quantidade de postagens
#125303
A Constituição Federal de 1988 assegura que todo cidadão é igual perante à lei. No entanto, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz à respeito a invisibilidades trabalho de cuidado realizado pela mulher, impedindo, a universalização desse direito social tão importante. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos ínercia legislativa e a exploração.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater à ínercia legislativa relacionados ao serviços de cuidado. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Dessa forma, trabalhadores domésticos em sua grande maioria são pobres e mulheres, trabalhando com objetivo de sustentar sua família, sendo a remuneração insatisfatória. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar o consumo exagerado como promotor do problema. De acordo com a novela “Cheia de charmes”, Aparecida(Cida) em seu cotidiano era explorada por sua patroa pode se estabelecer um paralelo a realidade. Partindo desse pressuposto, trabalhar com o cuidado necessita dedicação e tempo ficando em média quase 25 horas de serviço. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, diante dos desafios supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Governo Federal, com o Poder legislativo, por intermédio de criação de leis a fim de que assegurem um empregador remunerado adequadamente conforme suas horas trabalhadas. Desta maneira, certamente, a afirmação de Thomas Hobbes será vivenciada por toda nação brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
28 Exibições
por Amably2Sousa
0 Respostas 
55 Exibições
por Rayanna198
2 Respostas 
555 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
168 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
142 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
90 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
73 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
76 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
66 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
75 Exibições
por Euu4
Redação do ENEM 2023

Sob a perspectiva histórica, durante o Bras[…]

No livro ''cidadão de papel'', a invisibili[…]

Conforme a constituição federal- nor[…]

O Estado brasileiro, em 2014, diante às ope[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM