Em primeira instância, temos a falta de oportunidades no mercado de trabalho como um dos principais desafios para inclusão do idoso no Brasil contemporâneo. Isto ocorre devido a crença que um grande número da população tem, que as pessoas com idades avançadas não teriam capacidade de se reiventar e se adaptar as novas tecnologias, tornando-as incapazes de continuar no mercado de trabalho. Como prova de tal pensamento, temos o dado apresentado pelo IBGE, que nos mostra que durante a pandemia causada pelo COVID-19, a qual estamos vivendo, cerca de 4500 idosos perderam seus empregos, quando poderiam, na sua grande maioria, continuar a trabalhar de forma remota. Desta formas essas pessoas perdem m suas rendas e passam a sentir-se excluídas da sociedade.
Ademais, temos a negligência do Estado com os idosos como outro principal desafio para a inclusão destes no Brasil contemporâneo. Como consequência disto, pode-se apontar as calçadas com pouca infraestrutura, difivultando assim a locomoção de idosos, e muitas vezes os impedindo de andarem sozinhos, já que estes se sentem inseguros e com medo de se acidentarem. Tal ação negligente, impede as pessoas de mais idade de continuar fazendo suas coisas de forma independente, o que as entristecem, prova disso são os dados da OMS, que mostram que o Brasil é o país mais depressivo, prevalecendo os idosos.
Portanto, para retirar esta pedra do caminho, o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, deve implementaer leis que impessam a demissão de idosos sem justificativas válidas. Além disso, devem, através de obras públicas, melhorar a infraestrutura das cidades, enfrentando assim os desafios da inclusão de idosos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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