Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#55764
Assim como uma pedra no caminho do poeta Drummond, a inclusão do idoso vem tornando-se, cada vez mais, um grande problema no Brasil contemporâneo. Estas pessoas passam a ser 'esquecidas' da sociedade devido à suas idades avançadas, e para que isto não ocorra, desafios devem ser enfrentados, sendo dois deles: falta de oportunidades no mercado de trabalho e a negligência do Estado com os idosos.
Em primeira instância, temos a falta de oportunidades no mercado de trabalho como um dos principais desafios para inclusão do idoso no Brasil contemporâneo. Isto ocorre devido a crença que um grande número da população tem, que as pessoas com idades avançadas não teriam capacidade de se reiventar e se adaptar as novas tecnologias, tornando-as incapazes de continuar no mercado de trabalho. Como prova de tal pensamento, temos o dado apresentado pelo IBGE, que nos mostra que durante a pandemia causada pelo COVID-19, a qual estamos vivendo, cerca de 4500 idosos perderam seus empregos, quando poderiam, na sua grande maioria, continuar a trabalhar de forma remota. Desta formas essas pessoas perdem m suas rendas e passam a sentir-se excluídas da sociedade.
Ademais, temos a negligência do Estado com os idosos como outro principal desafio para a inclusão destes no Brasil contemporâneo. Como consequência disto, pode-se apontar as calçadas com pouca infraestrutura, difivultando assim a locomoção de idosos, e muitas vezes os impedindo de andarem sozinhos, já que estes se sentem inseguros e com medo de se acidentarem. Tal ação negligente, impede as pessoas de mais idade de continuar fazendo suas coisas de forma independente, o que as entristecem, prova disso são os dados da OMS, que mostram que o Brasil é o país mais depressivo, prevalecendo os idosos.
Portanto, para retirar esta pedra do caminho, o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, deve implementaer leis que impessam a demissão de idosos sem justificativas válidas. Além disso, devem, através de obras públicas, melhorar a infraestrutura das cidades, enfrentando assim os desafios da inclusão de idosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

De acordo com a constituição federal[…]

O problema de desperdício de alimentos no B[…]

jherodrigues , Mas se puder fazer suas considera&[…]

Modernamente, é notável que, a inclu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM