• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#71993
A lei 13.146, também conhecida como LBI (lei brasileira de inclusão), garante os direitos fundamentais a pessoas portadoras de necessidades especiais no Brasil. Contudo, ainda hoje muitas medidas ainda devem ser tomadas para se combater os desafios para garantia de atendimento a pessoas portadoras de deficiência no cotidiano bancário na era digital. Visto que muitas pessoas ainda possuem dificuldades para realizar ações necessárias por falta de acessibilidade.
Infelizmente, a inclusão de pessoas com deficiência, seja ela física ou mental, ainda é muito recente na sociedade. Por sorte, no que tange ao mundo físico, já existem diversas campanhas de conscientização da população e de empresas sobre a importância da acessibilidade, para a inclusão. Entretanto, com novas tecnologias aparecendo, acaba se tornando um tanto quanto escasso o atendimento preferencial, visto que muitos acreditam que é algo dispensável pelo fato de “todo mundo saber usar a internet”.
Alguns bancos já adotam alguns tipos de medidas de atendimento especial para alguns tipos de deficiência, porém, em muitos casos ainda são muito escassos para determinados tipos de necessidades especiais. Isso precisa ser mudado o quanto antes, para que essas pessoas não necessitem ir até os bancos físicos para resolverem problemas simples, que poderiam ser feitos rapidamente através de seus celulares.
Portanto, cabe às agências bancárias a responsabilidade de incluir, opções como intérpretes de libras em seus sites e aplicativos, alto contraste para pessoas com baixa visão ou cegas, entre outras ações. Para isso, seria necessária a colaboração de profissionais nas áreas para auxiliar os desenvolvedores na inclusão. Assim sendo, a Lei de Inclusão seria praticada com maior êxito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#72395
Olá caro(a) companheiro(a) !

Observei que no termo "a pessoas" usado com demasiada frequência, é correto que o artigo concorde com o substantivo.
É favorável que empregue sinônimos e até mesmo supressão do terno, quando este já foi utilizado recentemente, a fim de evitar repetição e dar fluidez ao texto.
Também é necessário observar a necessidade da vírgula, para preservar o sentido. No trecho "...ainda hoje muitas medidas devem ser tomadas..." A impressão que passa é de que essas medidas devem ser tomadas imperativamente hoje, porém pelo contexto geral, entendo que não é esse o sentido que desejou empregar.
No trecho descrito: "...que tange ao mundo físico..." O trecho ficou confuso já que não houve citação anterior a nenhum outro mundo. Seria uma expressão opositiva ao "mundo virtual"?
Agora em:"...com novas tecnologias aparecendo, acaba se tornando um tanto quanto escasso o atendimento preferencial..." Como você fez alusão ao ambiente virtual, o termo "preferencial" não se aplica pois remete a ideia de atender primeiro portadores de necessidades especiais, sejam deficitárias ou transitórias. O termo correto seria "atendimento inclusivo" ou até mesmo "atendimento especial" como foi usado posteriormente.
"... para que essas pessoas não necessitem ir até os bancos físicos para resolverem problemas simples, que poderiam ser feitos rapidamente através de seus celulares." Da forma que foi colocado, a ideia final é de que "as pessoas poderiam fazer os problemas em seus celulares". Há formas bem econômicas de resolver essa frase.
Por fim, no parágrafo final no termo "Lei de Inclusão" o nome da lei está incompleto, portanto passa a ideia de "aquela lei que visa à inclusão" não precisa estar em iniciais maiúsculas. Ao contrário, se você escrevesse o nome completo da lei.

Espero ter feito contribuições positivas.
Sigamos firmes na jornada!

LeighTeabing JoaoPedro72 Higorvaz EuDavil[…]

JoaoPedro72 Higorvaz geoca obrigada pelas co[…]

Pessoal, podem me ajudar corrigindo e pontuando? A[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM