Diante do cenário, é inevitável a comparação com a campanha “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul” do ex-governador do estado, Leonel Brizola, a qual visando acabar com o analfabetismo na região construiu mais de 4 mil escolas de ensino básico. Nesse sentido, o contexto brasileiro é semelhante ao de antes da implementação da campanha, pois acaba negligenciando a educação às populações que vivem longe dos grandes centros. Portanto, é essencial a construção de escolas em regiões afastadas, como comunidades ribeirinhas e tribos indígenas, para que principalmente na infância todos tenham acesso à educação.
Entretanto, a falta de instituições de ensino em lugares distantes dos grandes centros não é o único agravante para que as crianças não sejam alfabetizadas na idade certa. Pois, além disso, em algumas regiões metropolitanas é comum um cenário parecido com a Inglaterra no século XIX, onde a lei “Moral and Health Act.” limitava o trabalho infantil a 12 horas diárias. Hoje em dia apesar da legislação proibir o trabalho infantil, é muito comum a sua prática nas regiões mais pobres, onde vemos crianças desde cedo trabalhando e assim sendo afastadas das escolas.
Em suma, a falta de garantia da alfabetização na idade certa, assola principalmente a população das classes mais desfavorecidas. Portanto, é dever do Ministério da educação, iniciar a construção de escolas nas regiões mais afastadas do Brasil, para que assim seja cumprida a constituição federal que garante a educação pública de qualidade a todos os brasileiros. Outrossim, cabe ao Estado brasileiro a criação de projetos que incentivem, por meio de um auxílio monetário, a população carente a levar seus filhos às escolas e assim os afastar do trabalho infantil. Assim, todos os brasileiros poderão ser alfabetizados na idade certa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada