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#82021
Na série estadunidense "Game of Thrones", é retratada a história de um garoto paralítico que queria aprender a andar de cavalo, mas encontrava dificuldades por causa de sua deficiência física, até que certo dia o estrangeiro Tyrion, entrega um suporte de cela ao garoto, que o ajudaria no aprendizado da montaria. De forma análoga, percebe-se que os deficientes auditivos encontram dificuldades para a sua formação educacional no Brasil, resultantes da negligência governamental e a falta de profissionais da educação capazes de ajuda-los.
Nessa perspectiva, em primeira análise, vale ressaltar a incapacidade do Estado nas funções legislativas e executivas, evidente na escassez de leis que introduzem e auxiliem os surdos nas escolas, além da dificuldade de concretizar na prática as poucas leis já existentes para essa finalidade, redigidas na Constituição Federal Brasileira. Exemplificando assim a teoria das "Instituições Zumbis", dita pelo sociólogo Zygmunt Bauman, que descreve a incapacidade das instituições sociais de cumprirem com as suas respectivas funções. Dessa forma, os surdos enfrentam dificuldades em encontrar escolas que cumpram com a sua função de ensino educacional aos cidadãos.
Ademais, a ausência de profissionais da educação que possuem conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), é um fator que cria barreiras educacionais aos estudantes surdos, pois tem como consequência a falta de comunicação entre aluno e professor, propiciando grandes lacunas de ensino para o aluno. O filósofo grego Sócrates, dizia que os questionamentos, presentes no método dialético, eram fundamentais para uma perfeita transmissão de conhecimento, seguindo esse raciocínio, fica evidente que a falta desse método entre aluno e professor propicia uma formação educacional difícil para os surdos.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar esse problema. Urge que o Governo Federal e as suas instituições, por meio da verba governamental, crie leis e as fiscalizem, visando ao auxílio educacional e introdução de surdos nas escolas, exigindo contratações de profissionais da educação com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais, acompanhando estudantes que possuem deficiência auditiva nas aulas, servindo como um meio de comunicação entre aluno e professor. Somente assim, oferecendo o devido suporte para o aprendizado, como fez Tyrion, que se quebrará as barreiras da formação educacional de surdos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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