GlendaMorais escreveu:@danaraujo pode ser justificar por favor!!De acordo com Nelson Mandela, a educação é o caminho para mudar o mundo.Porém, no Brasil o sistema educacional se mostra repleto de empecilhos a todo momento. Ademais, se tratando de matérias como Filosofia e Sociologia, o desinteresse social acerca dessas disciplinas se mostram um grande desafio para a formação social e acadêmica . No entanto, é válido analisar a importância desses meios para a formação social e o que culmina essa questão, como o forte preconceito na escolha desses cursos e disciplinas em faculdades e escolas pelos alunos.
Em primazia,é nítido a análise sobre o desinteresse estudantil por matérias de humanas como Filosofia e Sociologia. conectivoPor meio de acontecimentos como o forte debate virtual sobre a descoberta do genoma do vírus Sars-Cov-2 por uma cientista da USP, levanta em questão a importância dada às matérias de exatas e o preconceito ao público estudantil de humanas. É nítido com isso vírgulaa percepção do preconceito e da rejeição exercida pelos estudantes, em suma "suma" usada de forma incorretamaioria, por matérias e disciplinas muitas vezes consideradas fácies fáceis e dispensáveis. Ao contrário do que se
pensampensa, esses meios educativos se mostram um forte aliado no desenvolvimento social e psíquico de cada indivíduo, fortalecendo reflexões e opinião crítica perante a sociedade. Logo, é nada mais que necessário que a coletividade e o corpo estudantil valorize essas disciplinas, cujo preconceito e banalização maximiza a problemática.
Outrossim, é de suma importância para o corpo social a compreensão de mundo que essas bases trazem para as vidas dos jovens. Sendo assim , na série “Merli” , onde um professor de Filosofia se mostra o favorito de uma turma de escola pública, é passado por ele o conhecimento de uma forma única e inspiradora para seus alunos sobre os saberes filosóficos . A partir de séries como essas, essaque se tem a percepção da importância da formação social com base na educação efetiva, esta essa na qual valoriza toda e qualquer disciplina, com o finco se deefetivar o saber social e científico. Com isso, tem-se a compreensão da importância , ainda mais para os jovens que estão passando por fases difíceis de suas vidas, entenderem as compreensões do saber filosófico e sociológico. Assim, entende-se o quanto negar esse valor contribui para um declínio na formação de jovens e crianças.
Em síntese, faz-se necessário uma solução para os problemas vigentes. Com base nisso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura reorganizar as grades curriculares das escolas e universidades públicas, reformulado suas matérias e aderindo disciplinas como as de Sociologia, Sociologia do Trabalho e Filosofia, por meio das orientações profissionais de diretores e educadores da área, analisando e averiguando de forma clara a relevância dessas bases educacionais para o desenvolvimento social e profissional de cada curso ou ano letivo. Como consequência, o foco será democratizar o acesso às disciplinas educativas e conscientizar a sociedade de sua importância. Portanto, a educação, enfim, mudará o mundo como o desejado por Nelson Mandela.